Artigo

11 de Julho, 2018

Festa de Nossa Senhora do Rocio 2018

Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio 2018

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio convida todos a celebrar a Padroeira do Paraná na Festa de Nossa Senhora do Rocio 2018, realizada de 03 a 18 de novembro. Com o tema “Com a Mãe do Rocio, sejamos sal da terra e luz do mundo”, as comemorações chegarão ao seu ápice no dia 15 de novembro.

Além de atividades sociais, a programação especial dos dezesseis dias de festejo inclui Novena, Celebrações Eucarísticas, procissões e shows católicos. Já está confirmada a participação de grandes nomes da música católica, como Padre Robson Oliveira e Padre Reginaldo Manzotti, que levarão ao público os seus maiores sucessos.

Cerca de 500 mil pessoas, vindas de todas as localidades do estado e do Brasil, são esperadas para a festividade. A expectativa é de que aproximadamente 60 mil fiéis e romeiros passem pelo Santuário somente no dia dedicado a Nossa Senhora do Rocio, quando acontece a tradicional Missa Campal e Procissão Solene de Nossa Senhora do Rocio.

Nossa Senhora do Rocio

A imagem da Virgem do Rocio foi encontrada em uma pesca milagrosa, nas redes do Pai Berê, na baía de Paranaguá, no século XVII. Assim, teve início a devoção a Nossa Senhora do Rocio, logo após a elevação da Vila de Paranaguá, em 1648.

Em 1686, os habitantes desta vila foram assolados por uma peste e recorreram à intercessão da Virgem Maria, invocada sob o titulo de Rocio, para que os livrasse desta terrível doença. Desde então, Nossa Senhora do Rocio vem sendo o socorro das aflições do povo paranaense.

Devido aos muitos milagres e graças alcançadas por sua intercessão, a devoção se espalhou pelo Paraná e de diversos lugares as multidões faziam romarias ao Santuário da Virgem do Rocio. Com isso, em 1977, o Papa Paulo VI declarou para a eternidade Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Paraná, indicando a Igreja do Rocio em Paranaguá como seu Santuário Estadual.

Rocio significa “orvalho” e simboliza as constantes e ininterruptas bênçãos e favores que o povo paranaense recebe de Nossa Senhora do Rocio, mediadora de todas as graças concedidas aos seus amados filhos, os quais, por gerações e gerações, veneram sua Santa Padroeira às margens da baía de Paranaguá.