11 de Setembro, 2018

Os 5 primeiros passos para ser uma pessoa de oração

SANTO AFONSO DE LIGÓRIO, padroeiro dos Redentoristas, doutor da Igreja, escreveu o livro “A Oração”

No livro, Santo Afonso não só revela o segredo de sua própria santidade, como põe diante de todos nós o urgente chamado a trilharmos o mesmo caminho que ele seguiu. “REZAR PARA SABER O QUE DEUS QUER DE NÓS E LHE PEDIR AJUDA PARA CUMPRIR A SUA VONTADE".

VEJA OS 5 PRIMEIROS PASSOS PARA SER UMA PESSOA DE ORAÇÃO:

1. Faça o sinal da cruz

Esta é uma maneira rápida e eficaz de se conectar com Deus e recordar, num só gesto, toda a entrega de Jesus por nós. Esta é uma oração rápida e um bom ponto de partida. O sinal da Cruz tem um grande sentido espiritual pra nós.

1. Inclua gotinhas de oração ao longo do seu dia

As orações breves, com frases simples, fáceis de memorizar, que dirigimos a Deus em meio às atividades cotidianas, ajudam a manter nossa conexão com a fé. Alguns exemplos: “Senhor, tu sabes tudo, sabes que te amo”, “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”, “Estou em tuas mãos, faça-se a tua vontade”, “Maria, sou todo teu”, “Espírito Santo, ilumina-me”, “Sagrado Coração de Jesus, confio em ti” etc.

1. Observe algo belo

A beleza das coisas ao nosso redor nos remete a Deus. Você pode observar uma flor, o céu, a alegria de uma criança, um amanhecer… O ser humano é o único animal capaz de admirar a beleza, Deus nos deu este dom – talvez precisamente para que nos encontremos com Ele.

1. Escute

Alguns momentos desligue os estímulos externos (celular, televisão, rádio) para curtir o silêncio. Diga para Deus: “Tu me chamaste, Senhor, aqui estou”. Logo vai aprender a identificar a voz de Deus em seu interior.

1. Cante

Santo Agostinho dizia que quem canta ora duas vezes. Você certamente conhece algumas canções espirituais, sejam de louvor, de Nossa Senhora, de aclamação. Cante mentalmente, ou baixinho ou mesmo alto. Você logo sentirá uma conexão com Deus, com a Igreja, com a fé.

Nunca diga que não tem tempo para rezar. A religião católica é rica em recursos, rezas, cantos, gestos e devoções. Tudo para nos unir com JESUS, nosso caminho, verdade e vida!