27 de Maio, 2014

As novenas mais populares do Paraná

Carmo

Desde 1998, a novena de Nossa Senhora do Carmo ocorre todas as quartas-feiras. Segundo os paroquianos, é tão poderosa que são necessários 13 horários de novena para atender todos os devotos (são até 14 mil, vindos de Curitiba e região). Os temas mudam a cada ciclo de nove semanas, mas são sempre relacionados à vivência em família. Serviço: quartas-feiras. Às 12h30, e de hora em hora, das 7 às 10 horas e das 14 às 21 horas. Endereço: Santuário Nossa Senhora do Carmo. Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.520. (41) 3276-1936.

Perpétuo Socorro

A novena em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é considerada um patrimônio cultural de Curitiba. Começou em 1960 e reúne cerca de 40 mil fiéis todas as quartas-feiras. As graças alcançadas e os testemunhas de gratidão atraem também pessoas de outras religiões. Para transportar toda essa gente, circula uma linha de ônibus chamada “Novena”. São 17 horários diferentes, nos quais cinco padres de revezam. Serviço: quartas-feiras. De hora em hora, das 6 até as 22 horas. Santuário Perpétuo Socorro. Praça Portugal, Alto da Glória. (41) 3253-2031.

Rocio

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio abriga três novenas populares. Às segundas-feiras, se dá a missa e a novena das Almas. Às quartas, é a vez da missa da família e da novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E na sexta-feira é realizada a novena de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. As novenas ocorrem sempre às 19 horas, e os temas mudam a cada nove semanas. Serviço: segundas, quartas e sextas, às 19 horas. Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Praça Thomaz Sheehan, 211, Rocio. (41) 3423-2020.

Ponta Grossa

Realizada há mais de 50 anos, a novena de Perpétuo Socorro da cidade dos Campos Gerais atrai até 6 mil pessoas por semana, inclusive devotos de cidades vizinhas, como Carandaí e Castro. São dez horários diferentes. A secretaria da paróquia recebe centenas de cartas de agradecimento às graças recebidas por intercessão da padroeira. Antes da novena, uma das cartas é lida, para fortalecer a fé dos fiéis. Serviço: quartas-feiras, às 7 horas, 8 horas, 10 horas e 12 horas; e de hora em hora das 14 às 16 horas e das 18 às 20 horas. Igreja São José. Rua Princesa Isabel, 179, Bairro São José. (42) 3224 0616.

Londrina

A novena em louvor à padroeira do Brasil ocorre uma vez por semana, junto com a Missa dos Enfermos, e leva de 150 a 200 pessoas ao santuário do Norte do estado. A celebração é transmitida pela Rádio Alvorada, veículo da Arquidiocese de Londrina, alcançando milhares de fiéis pelas ondas AM e também pela internet. O rito da novena inclui a benção dos enfermos, dos objetos e da água. Serviço: quartas-feiras, às 15 horas. Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná. Rua Grajaú, 245, Vila Nova. (43) 3329-1039.

Maringá

No dia 22 de cada mês, a fé a Santa Rita de Cássia reúne de quatro a cinco mil devotos em Maringá. A novena em louvor à padroeira é realizada de setembro a maio, em quatro horários, sempre junto com a celebração da missa. Na última quinta-feira, 22 de maio, o ciclo de nove meses encerrou com a celebração da festa de Santa Rita de Cássia. Em junho, julho e agosto, ocorre o trido da padroeira, também no dia 22 de cada mês. Serviço: de setembro a maio, todo dia 22, às 9 h, 12 h, 15 h e 20 h. Trido: de junho a agosto, todo dia 22, às 9 h, 12 h, 15 h e 20 h. Igreja Santa Rita de Cássia. Anel Viário Prefeito Sincler Sambatti, 1.065, Parque Itaipu. (44) 3025-3181.

Fonte: Gazeta do Povo