29 de Janeiro, 2018

Não existe verdadeira humildade sem humilhação, diz Papa

Francisco inspirou sua homilia no Rei Davi, centro da Primeira Leitura do dia

“Não existe verdadeira humildade sem humilhação”. Foi o que disse o Papa Francisco na homilia da Missa desta segunda-feira, 29, na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. Uma reflexão que partiu da figura de Rei Davi, centro da Primeira Leitura do dia.

O Santo Padre observou que Davi era grande, tinha alma nobre, mas também era pecador, tendo cometido adultério e assassinato. Mas a Igreja o venera como santo, porque teve a capacidade de reconhecer-se pecador, arrepender-se e deixar-se transformar pelo Senhor.

A Primeira Leitura evidencia a humilhação de Davi, pois seu filho faz uma revolução contra ele. “Naquele momento, Davi não pensa na própria pele, mas em salvar o povo, o Templo, a Arca. E foge, um gesto que parece covarde, mas é corajoso. Chorava, caminhando com a cabeça descoberta e pés descalços”, lembrou o Papa.

De acordo com Francisco, Davi foi humilhado não somente com a derrota e a fuga, mas também com o insulto. “Durante a fuga, um homem chamado Semei o insultava dizendo que o Senhor fez recair sobre ele todo o sangue da casa de Saul, cujo trono usurpastes, e entregando o trono ao filho Absalão: ‘eis que estás na ruína, porque és um homem sanguinário’”.

O Papa explicou que, às vezes, pensa-se que a humildade é seguir tranquilo, com a cabeça baixa, olhando para o chão. “Mas também os porcos caminham de cabeça baixa: isso não é humildade. Esta é aquela humildade falsa, prêt-à-porter, que não salva nem protege o coração”, advertiu.

“Não existe verdadeira humildade sem humilhação. Se você não for capaz de tolerar, de carregar nas costas uma humilhação, você não é humilde: faz de conta, mas não é”, destacou o Papa.

Ele apontou que sempre existe a tentação de lutar contra quem calunia e humilha, mas este não é o caminho. “O caminho é o de Jesus, profetizado por Davi: carregar as humilhações. Talvez o Senhor olhará para a minha aflição e me dará o bem em troca da maldição de hoje: transformar as humilhações em esperança”.

O Santo Padre expôs ainda que a humildade não é justificar-se imediatamente diante da ofensa, tentando parecer bom: “Se você não sabe viver uma humilhação, você não é humilde. Esta é a regra de ouro”, disse.

“Peçamos ao Senhor a graça da humildade, mas com humilhações. Havia aquela freira que dizia: ‘eu sou humilde, sim, mas humilhada jamais’. Não, não! Não existe humildade sem humilhação. Peçamos esta graça. Também, se alguém for corajoso – como ensina Santo Inácio – pode pedir ao Senhor que lhe envie humilhações para se parecer sempre mais com o Senhor”, concluiu o Papa.

Fonte: Amex, com Rádio Vaticano