Artigo

01 de Outubro, 2015

Novena de Nossa Senhora do Rocio

 

CANTO

Virgem Santa do Rocio

Mãe de Piedade (BIS)

Vós sois o nosso amparo

A nossa felicidade.(BIS)

Quando a enfermidade

A morte nos quer dar (BIS)

Sois vós a eterna Mãe

Que vindes nos salvar. (BIS)

Pelo amor do vosso filho

Da peste nos livrai (BIS)

E estas nossas preces

Benigna aceitai. (BIS)

Celebrante: Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Senhora do Rocio, nossa mãe e rainha, nós Vós oferecemos esta Novena para vos louvar e vos agradecer pelos benefícios recebidos.

Todos: Movidos pelo Espírito Santo e unidos no Amor de Jesus Cristo queremos convosco louvar e agradecer ao Pai Celeste, pedindo-lhe nas seguintes intenções (silêncio).

INTENÇÃO GERAL DA NOVENA (Mencionada pelo celebrante)

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO ROCIO

Todos:Mãe do Rocio, agradecemos a vossa intercessão maternal. Em Jesus, louvamos o nosso Deus misericordioso por todas as graças e bênçãos recebidas. Mãe do Rocio,  olhai para todas as nossas necessidades. Por vossa intercessão, os céus se abram, e sobre nós orvalhos de bênçãos sejam derramados. Pedimos por nossas famílias, doentes e excluídos. Mãe que a nossa Igreja seja cada vez mais fortalecida e sinal de serviço. Que o reino da paz, justiça e do amor prevaleçam. Que a misericórdia seja abundante. Mãe do Rocio, Padroeira do Paraná, em Vossas mãos renovamos o nosso Batismo, a nossa consagração a Deus. Mãe do Rocio, que seguindo o Vosso exemplo, sejamos sacrário de Jesus Cristo. Amém!

Celebrante: Nossa Senhora do Rocio, Mãe e Rainha!

Todos: Rogai por nós!

Celebrante: Consoladora dos Aflitos

Todos: Rogai por nós!

Celebrante: Auxílio dos cristãos

Todos: Rogai por nós!

ORAÇÃO

Celebrante: Fazei, ó Deus, que, ao celebrarmos a memória da Virgem e Mãe do Rocio, possamos também, por sua intercessão, participar da plenitude da vossa graça. Por Cristo, Nosso Senhor!

Todos: Amém

Canto

Maria de Nazaré, Maria me cativou.

Fez mais forte a minha fé e por filho me adotou.

Às vezes eu paro e fico a pensar e sem perceber

me vejo a rezar e meu coração se põe a cantar. Pra Virgem de Nazaré.

Menina que Deus amou e escolheu pra Mãe de Jesus,

o Filho de Deus, Maria que o povo inteiro elegeu, Senhora e Mãe do Céu.

Ave Maria (3x) Mãe de Jesus.

Celebrante: Confiantes, peçamos a intercessão de Maria!

Todos: Lembrai-vos Virgem Santíssima que jamais se ouviu dizer, que alguém necessitado, tendo recorrido a vós, implorado o vosso auxílio e reclamado o vosso socorro fosse por vós desamparado. Com igual confiança. Virgem e Mãe do Rocio, animado peço pela minha família, pela minha comunidade, pelos doentes e aflitos e por mim mesmo. Mãe amável, rogai por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Canto:

Primeira Cristã, Maria da luz. Sabias, ó Mãe, amar teu Jesus.

Primeira Cristã, Maria do Amor, soubestes seguir teu Filho e Senhor.

Nossa Senhora dos milhões de luzes, que meu povo acende pra te louvar.

Iluminada, iluminadora, inspiradora de quem quer amar e andar com Jesus (4x).

Celebrante: Com Maria, rezemos pelas vocações.

Todos: Senhor, pelo batismo, vós nos chamastes à santidade e a cooperar generosamente na salvação do mundo. Na messe, que é tão grande, auxiliai-nos a corresponder a nossa missão de membros do povo de Deus. Qualquer que seja o chamado, que cada um de nós seja um instrumento da Paz de Cristo. Ó Senhor, por intercessão de Maria, Mãe da Igreja, concedei-nos o dom misericordioso de muitas e santas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Assim espero, assim seja. Amém.  (Papa Paulo VI)

Cântico de Aclamação

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

Breve Reflexão (Tema Festa – Tema do dia)

BENÇÃO DA SAÚDE

Cântico/ Refrão:

Cura, Senhor, onde dói. Cura, Senhor, bem aqui. Cura, Senhor onde eu não posso ir. (bis)

Celebrante: Ó Senhor Jesus, temos ainda um pedido especial a fazer-vos nesta Novena, por intercessão de Nossa Senhora do Rocio: Dai-nos a benção da saúde!

Todos: Vós que viestes “para que todos tenham vida e a tenham em abundância”, Vós que sois o Deus da Saúde, do bem e da felicidade, fazei que tenhamos sempre a saúde mental, corporal e espiritual.

Celebrante: E de modo muito particular Vos pedimos ó Jesus, por todos os nossos doentes. Vós, que em vossa vida terrena mostrastes tanto carinho para com os que sofriam de qualquer enfermidade, abençoai, Senhor, os nossos doentes!

Todos: Dai-lhes força e paciência e fazei que eles compreendam que não estão sozinhos e nem são inúteis, mas estão crucificados convosco para a redenção do mundo.

Celebrante: Senhor, pela intercessão de Nossa Senhora do Rocio restituí-lhes a saúde. Que eles confiem na Vossa Providência, no Vosso Amor e na Vossa Misericórdia!

Todos: Auxiliai também todos os que se dedicam aos enfermos, para que encontrem os recursos adequados ao seu tratamento e cuidem deles com verdadeiro amor cristão.

Celebrante: Pedimos a Vossa benção + para os remédios que são dados aos nossos doentes, para que sejam eficazes. Eles são os meios que a Vossa Providência concede para a recuperação da saúde.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

BENÇÃO DA ÁGUA

Cântico/ Refrão:

Eu te peço desta água que Tu tens...

És água viva. És vida nova, e todo o dia me batizas outra vez.

Me fazes renascer, me fazes reviver,

eu quero água desta fonte de onde vens. (bis)

Celebrante: Senhor Jesus, Vós realizastes, pela água a cura de “qualquer enfermidade; Vós nos prometeste a água que jorra para a vida eterna”, e “da água e do Espírito Santo” nos fizestes nascer para a vida divina pelo batismo.

Todos: Vós fizestes surgir da águas da Baía de Paranaguá, a imagem milagrosa de Nossa Senhora do Rocio, o orvalho da manhã, para ser um sinal de vossa bondade, de vossa misericórdia e salvação para o povo paranaense.

Celebrante: Derramai sobre esta água a graça salvadora da Vossa Benção + a fim de que ela possua a força divina para afastar todos os males e doenças.

Todos: Fazei que todos aqueles que dela tomarem , servindo a vontade do Pai Celeste e por intercessão da Virgem e Mãe do Rocio, tenham saúde e salvação.

Celebrante: Que esta água seja ainda um motivo de fé e confiança para as mães que esperam o nascimento de seus filhos; que elas alcancem graça de levá-los, são e salvos, às águas do Santo Batismo. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém

MOMENTO DO TESTEMUNHO

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA DO ROCIO

Nossa Senhora do Rosário do Rocio, eu vos saúdo, Rainha do céu e da terra e do Estado do Paraná. Eu vos saúdo refúgio dos necessitados, cuja misericórdia de Deus, conduzida por vossas mãos intercessoras, jamais faltou.

Dai-me a graça de ser discípulo missionário de Jesus, na busca incessante de viver a Palavra de Deus. Transformai a minha vida em um Santuário de amor, onde Jesus seja o centro.

Consagro-me a vós, cheio de confiança, tomo-vos, de hoje para sempre por minha Mãe e intercessora. Em vossas mãos renovo as promessas do meu batismo; renuncio a toda forma de egoísmo, para viver e promover o reino de Deus. Mãe do Divino Orvalho, que cura e salva, com amor quero propagar a vossa devoção.

Nossa Senhora do Rosário do Rocio, envolvei o meu ser em vosso olhar de amor e proteção. Mergulhado nos mistérios da encarnação, morte e ressurreição de Jesus, conduzi a minha vida para o coração de Deus, na ação do Espírito Santo, por Cristo Nosso Senhor. Assim seja, amém!

HINO DA BENÇÃO

Abençoai-nos, Mãe do Rocio,

doce Padroeira do Paraná.

Em vossos braços encontro abrigo,

vinde Virgem Santa, nos amparar.

romeiros, vós sois proteção,

em vossas mãos, a intercessão.

Sob vosso manto, nossas vidas,

no santo rosário rogamos salvação.

BENÇAO FINAL

Pela intercessão de Nossa Senhora do Rocio,

Deus vos abençoe, Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!