O Dia do Trabalhador é comemorado em Primeiro de Maio, no Brasil e em vários países do mundo. A história registra que em 1886, na cidade de Chicago (Estados Unidos), no dia Primeiro de Maio, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores, inclusive com mortes de grevistas. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que é comemorado em Primeiro de Maio de cada ano.

Também foi num Primeiro de Maio, só que em 1955, que diante de uma multidão de 200 mil operários, na Praça de São Pedro, o Papa Pio XII decidiu cristianizar o Dia do Trabalhador, dando-lhe como santo protetor São José Operário.

Em homenagem aos trabalhadores, acontece neste Primeiro de Maio, no Santuário Nossa Senhora do Rocio, às 19 horas, missa especial celebrada pelo padre Dirson Gonçalves.

Você trabalhador que procura uma colocação ou que quer agradecer pelo trabalho que tem, não deixe de comparecer. Haverá bênçãos de carteiras de trabalho.

Leia também