NOTÍCIAS

Notícias Internacionais

O Papa Francisco visita exposição de 130 presépios

11/12/2019
O Papa Francisco visita exposição de 130 presépios

Visita a surpresa do Papa à exposição "100 presépios no Vaticano".

Silvonei José – Cidade do Vaticano

Visita a surpresa do Papa à exposição "100 presépios no Vaticano". Francisco chegou por volta das 16 horas, a via dell'Ospedale 1, onde se encontra a entrada da tradicional exposição internacional agora em sua 44ª edição, e foi acolhido por Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Entre saudações e apertos de mão Bergoglio fez um tour pela exposição, parando diante de um presépio onde foi colocada uma pequena estátua que representava o Papa.

O mundo “às vezes parece ter medo de lembrar o que é realmente o Natal, e cancela os sinais cristãos para manter apenas os de um imaginário banal, comercial”, disse Francisco dias atrás por ocasião da audiência com as delegações que doaram abetos e o presépio para o Natal no Vaticano. Então Francisco recordara: “como sabem, dias atrás estive em Greccio para visitar o lugar onde São Francisco fez o primeiro presépio. Ali eu publiquei uma carta sobre o presépio, que é um sinal simples e admirável da nossa fé e não deve ser perdido, ao contrário, é bonito que seja passado de pais para filhos, de avós para netos. É uma maneira genuína de comunicar o Evangelho”.

Local da mostra

A mostra encontra-se na Sala Pio X na Via dell’Ospedale 1, em Roma, e hospeda mais de 130 presépios provenientes de cerca de 30 países do mundo. São presépios de grande valor. Cada um dos quais, à sua maneira, é uma obra de arte que contém uma história específica. Desde os presépios clássicos e preciosos da escola napolitana do século XVIII aos presépios em coral, aos presépios mais simples realizados por crianças das escolas de ensino fundamental ou presépios realizados pela comunidade do Centro de Saúde Mental (CSM) de Nicósia, Sicília, para pessoas com deficiência.

Inauguração

A mostra foi inaugurada domingo (08/12), às 16h locais, com a animação realizada pela Embaixada da Hungria junto à Santa Sé. Estiveram presentes: o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dom Rino Fisichella, organizador do evento, junto com alguns membros do dicastério; o Embaixador da Hungria junto à Santa Sé, Eduard Habsburg-Lothringen, o bispo auxiliar de Esztergom-Budapeste, dom Ferenc Cserháti, com os membros da secretaria geral do Congresso Eucarístico Internacional de Budapeste, cidade que hospedará o congresso em 2020.

Também estiveram presentes representantes diplomáticos de países como Burkina Faso, Croácia, Panamá, Polônia, Eslovênia, Espanha e Taiwan. A animação foi feita pelo Coral da Câmara da Escola de Coro "Kodály" de Budapeste, dirigido por Borbála Márta Sapszon que fez uma recitação, reproduzindo o presépio vivo da tradição húngara, junto com alguns cantos tradicionais de Natal.

A mostra ficará aberta até 12 de janeiro de 2020

A mostra dos 100 presépios, no Vaticano, pode ser visitada todos os dias até 12 de janeiro de 2020, de 10h às 20h. Nos dias 24 e 31 de dezembro, a mostra será fechada às 17h. Pode-se entrar para ver a mostra até uma hora antes do fechamento. A visita é totalmente gratuita.

Fonte: https://www.vaticannews.va/