Alegria e renovação na 2ª Peregrinação Jovem ao Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio

02/12/2019

Centenas de jovens de todo o estado do Paraná estiveram ontem (01) na 2ª Peregrinação Jovem ao Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, que teve como tema “No coração da Igreja resplandece Maria”.

Desde as primeiras horas da manhã do domingo, diversos grupos de jovens chegavam ao santuário, semeando alegria pela Praça de Fé. Ao longo de toda a programação, todos vivenciaram momentos únicos de espiritualidade e confraternização, no encontro das mais diversas expressões juvenis, que vivem e levam o amor de Cristo por todo o estado.

A missa da Juventude às 11 horas, contou com a presença dos bispos Dom Amilton Manoel da Silva, de Curitiba e Dom Edmar Peron, de Paranaguá, além de dezenas de padres, seminaristas e religiosos. A importância do encontro foi ressaltada pelas autoridades religiosas na celebração que estava lotada. “O encontro da juventude na casa da Mãe, tem também um caráter pedagógico porque com a Mãe a gente sempre aprende novas coisas e de forma carinhosa. No coração da Igreja resplandece Maria” enfatizou Dom Amilton.

Após o almoço, partilha sobre a Exortação Apostólica pós-sinodal "Christusvivit" do Papa Francisco, um documento publicado esse ano, direcionado aos jovens do mundo inteiro. No texto o Papa explica que se deixou “inspirar pela riqueza das reflexões e diálogos do Sínodo dos jovens”, celebrado no Vaticano em outubro de 2018. A Exortação se conclui com “um desejo” do Papa Francisco: “Queridos jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido do que os lentos e medrosos. Correi atraídos por aquele Rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia…A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé...E quando chegardes aonde nós ainda não chegamos, tende a paciência de esperar por nós”.

O dia terminou com uma adoração ao Santíssimo e Bênção. O Reitor do Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, Pe. Dirson Gonçalves, acompanhou com alegria todo o grande evento. “Ficou uma sensação de saudade e esperança. Saudade porque aquele espírito de animação e renovação poderia não terminar; e esperança porque aqueles jovens vão espalhar por todas as regiões do Paraná, um carinho que receberam na Casa da Mãe do Rocio. Para nosso santuário é uma grande bênção encerrar as peregrinações do ano de 2019 assim. A juventude trouxe um animo que nos impulsiona para celebrar bem o Natal e entrar iluminados, fortalecidos e banhados de Fé, Esperança e Amor, em 2020”, declarou Pe. Dirson, CSsR.

Confira o vídeo!