Notícias Nacionais

3ª Romaria Estadual do “Terço dos Homens” é a retomada de eventos no Santuário do Rocio.

21/09/2021

Aconteceu no último sábado, 18, em Paranaguá, no Santuário de Nossa Senhora do Rocio, o 3º Encontro Estadual do “Terço dos Homens”. Estiveram presentes representantes das Dioceses de Apucarana, Campo Mourão, Ponta Grossa e São José dos Pinhais, além de grupos de várias paróquias da Diocese de Paranaguá.

A acolhida foi feita pelo Padre Dirson Gonçalves, reitor do santuário. Após a oração do terço, o missionário Fabrício Aquino, fez uma palestra com o tema: São José exemplo de homem para a família. Para o encerramento do encontro, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Padre Alex Reis Leite Alves, da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Arapongas.

O Movimento do Terço dos Homens teve início em 1937 na cidade de Itabi, no Sergipe, quando um frei missionário convidou o grupo de homens que ficava aguardando as esposas em frente à igreja, a esperar rezando o santo terço juntos. Pela fé, acredita-se que o Espírito Santo inspirou e Nossa Senhora moveu o coração daqueles homens. Com o passar dos anos o movimento espalhou-se por todo o Brasil e foi se organizando. Várias paróquias iniciaram seus grupos, às vezes incentivados por um leigo, outras pelo próprio pároco.

Este foi o caso de Silvio Marezi, da paróquia São José de Cambira, diocese de Apucarana. Ele contou que foi o padre Francisco quem criou o grupo da sua paróquia há oito anos. Silvio e seus amigos percorreram 500 km para estarem no encontro em Paranaguá. “É uma grande alegria retomar as atividades do terço, pois na pandemia ficamos meio parados, cada um rezando com sua família e aguardando os acontecimentos” disse Marezi. “Considero que a oração é o sustento da nossa vida familiar e do nosso trabalho na igreja e em todos os lugares”, comentou.

A romaria do nacional do movimento “Terço dos Homens”, acontece nos meses de fevereiro no Santuário de Aparecida, sendo uma das mais numerosas que chegam na casa da “Mãe dos brasileiros”. A primeira foi em 2009, em 2020 a romaria reuniu mais de 80 mil pessoas (segundo informações do site www.A12.com). Já neste ano, 2021, a romaria foi de forma virtual, por conta da pandemia.

A Diocese de Paranaguá recebe pela 3ª vez a Romaria Estadual do Terço dos Homens. Seguindo a linha nacional, elas acontecem no Santuário da Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio. Começou em 2018 e teve a segunda edição em 2019. Em 2020 não pode ser realizada e neste ano, com o avanço da vacinação e os cuidados necessários, foi possível receber – mesmo que em menor número – representantes de 5 dioceses.

A pascom da Diocese de Paranaguá, a pedido do bispo Dom Edmar Peron, fez toda a transmissão do evento nas redes sociais e a cobertura fotográfica. A oração do terço, a palestra e a missa podem ser assistidas na página do facebook.com/diocesedeparanaguá, lá tem também três publicações com a cobertura fotográfica do encontro.

(Pascom Diocese de Paranaguá)

Texto Giolete Babinski - Fotos Simone Alves)