Aberta oficialmente a 207ª Festa em Louvor à Padroeira do Paraná

02/11/2020

Está aberta oficialmente a 207ª Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rocio, reconhecida pelo Vaticano em 1977 como Padroeira do Paraná. A tradicional troca do manto da imagem da Santa emocionou os fiéis e marcou o início das festividades que seguem até o dia 16 de novembro.

“Por muitos anos os devotos adquiriram essa tradição de oferecer à imagem uma coroa, por Ela ser uma rainha, e um manto para deixá-La mais bonita. E agora, nos preparando para a festa, no dia 15, esse momento significa os filhos e filhas de Maria estão se preparando para celebrar a festa e o seu dia. É um exemplo do nosso carinho para com a imagem e que representa a nossa veneração à Nossa Senhora”, declarou o Reitor do Santuário de Nossa senhora do Rocio, Padre Dirson Gonçalves.

A missa da troca do manto foi acompanhada por alguns devotos presentes à celebração e pela internet, com a transmissão ao vivo pelas redes sociais do Santuário. “Estamos iniciando essa festa de um modo bem diferente dos anos anteriores, mas com uma expectativa muito boa. Estamos vendo que as pessoas estão se mobilizando para acompanhar as celebrações mesmo pela internet e isso é muito maravilhoso porque mostra a devoção pela Padroeira do Paraná”, comentou Padre Dirson.

Apresentação

Após a tradicional missa da troca do manto, foi a vez da live com o cantor Thiago Brado, emocionar o público. Realizada ontem à noite, no Santuário do Rocio, o show alcançou uma audiência significativa.

Somente no Facebook mais de 12 mil pessoas assistiram a apresentação. No Youtube, o destaque ficou por conta do aumento de inscritos no canal do Santuário. Em um único dia dobrou o número de pessoas que passaram a seguir o canal, que hoje conta com mais de mil inscritos.

Com oito anos de carreira e natural de Cianorte (PR), esta foi segunda vez que o cantor Thiago Brado se apresentou em Paranaguá. No repertório não faltaram seus sucessos “Minha essência e Verdades do Tempo”. “Estar aqui hoje no Santuário de Nossa Senhora do Rocio é muito especial porque era para estarmos num palco, com mais pessoas, mas acredito que mesmo com a live, também podemos alcançar mais pessoas e quem não teve a chance de estar aqui poderá acompanhar e se emocionar mesmo de longe. Durante o meu tempo de carreira percebi o quanto uma música pode transformar o coração das pessoas”, destacou.

Novenário

O novenário dedicado à Padroeira do Paraná começará na próxima sexta-feira (6), com celebrações presenciais e online. O tema geral a festa deste ano é “Mãe do Rocio, intercedeis por nós” e em cada novena as orações serão dirigidas a um propósito diferente: pelos devotos, pelas famílias, pelos peregrinos, pelos falecidos, pelos enfermos, pelas vocações, pelas autoridades e governantes, pela paz mundial e pelos trabalhadores.

Neste ano, por causa da pandemia, o Santuário poderá receber apenas 50% de sua capacidade, por outro lado, o número de missas e novenas aumentou. Atualmente são oito horários de celebrações, sendo três deles transmitidos de forma online pelas plataformas Facebook e Youtube do Santuário.

Padroeira do Paraná

A festa religiosa dedicada à Nossa Senhora do Rocio – declarada Padroeira do Estado do Paraná em 1977 – está entre as maiores manifestações da fé católica no Brasil e acontecerá entre os dias 01 e 16 de novembro. A data em homenagem à Padroeira é comemorada no dia 15. Sua devoção teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1648. Em 2020 o Santuário em homenagem à Virgem Padroeira completa 100 anos de existência.

DIA 02.11 (Segunda-feira)

19h - Missa em memória dos devotos falecidos

DIA 03.11 (Terça-feira)

19h - Missa no Santuário

DIA 04.11 (Quarta-feira)

17h - Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

19h - Missa pelas Pastorais, movimentos e Serviços.

DIA 05.11 (Quinta-feira)

15h - Missa do Santíssimo.

18h - Missa do Santíssimo.

20h - Missa do Santíssimo.

DIA 06.11 (Sexta-feira): 1º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei por todos os devotos.

DIA 07.11 (Sábado): 2º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelas famílias.

DIA 08.11 (Domingo): 3º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelos peregrinos.

14h - Novena

16h - 14° Procissão motorizada – Saída: Paróquia São João batista.

DIA 09.11 (Segunda-feira): 4º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelos falecidos.

DIA 10.11 (Terça-feira): 5º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelos enfermos.

DIA 11.11 (Quarta-feira): 6º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelas vocações.

DIA 12.11 (Quinta-feira): 7º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelas autoridades e governantes.

DIA 13.11 (Sexta-feira): 8º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pela paz mundial

DIA 14.11 (Sábado): 9º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelos trabalhadores.

DIA 15.11 (Domingo):Festa

05h - Missa

06h30 - Missa

08h - Missa