Balanço final da Festa do Rocio e preparativos para 2020

05/12/2019
Balanço final da Festa do Rocio e preparativos para 2020

Quem participou da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio 2019 vivenciou dias únicos e marcantes.

O balanço positivo da Festa se deve primeiramente ao aspecto religioso. Do ponto de vista espiritualidade, os devotos tiveram a oportunidade de fortalecer a fé e rezar, lotando as celebrações e os eventos religiosos. Foram 40 missas, mais de 45 novenas, diversas procissões como marítima, motorizada, ciclística, cavalgada, moticiclística e caminhada, além das peregrinações. Entre as procissões vale destacar a edição inédita da caminhada de retorno à Casa da Padroeira do Paraná, conduzida por um tapete iluminado de velas, que transbordou de emoção todos os corações presentes.

Sobre o turismo religioso, pessoas de várias cidades de todo o Paraná foram atraídas para Paranaguá e também dezenas de ônibus vindos de outros estados, o que proporciona um fomento social e econômico e sucesso de público.

Quem não esteve presente, participou online o que proporcionou recordes extraordinários nas redes sociais. Pessoas de todos os cantos do Brasil e de outros países acompanharam, em tempo real, tudo o que acontecia no Santuário nos 15 dias de Festa.

“Nossa Senhora do Rocio precisa ser muito mais conhecida e conseguimos alavancar este objetivo com o apoio da imprensa local, estadual e da nossa comunicação. Todos colaboraram e sinto que o nome Nossa Senhora do Rocio ficou muito mais conhecida e estou muito contente”, enfatiza o Reitor do Santuário, missionário redentorista, Pe. Dirson Gonçalves.

O Reitor, Pe Dirson acrescenta que este foi o primeiro ano que participou da festa, e que já tem vários pontos que podem ser acrescentados para ela se tornar melhor e maior ainda em 2020.

O Santuário está todos os dias aberto e você pode participar da novena de Nossa Senhora do Rocio acontece todas as sextas-feiras às 15 horas e também às 19 horas. “Teremos novidades e melhorias. Estamos cuidando do Santuário para acolher melhor os devotos, que são sempre bem vindos e investindo cada vez mais para melhorar as instalações”.

Entre as novidades para 2020, terá um motivo a mais para celebrar. “Será o ano abrilhantado pelas comemorações do centenário da igreja. São 100 anos de construção do Santuário atual e terá uma programação paralela a tradicional Festa do Rocio. Além desta data especial, temos a ampliação das romarias, que acontecerão no 1º e 3º domingo de cada mês, e a inauguração do Mega Rocio”, finaliza o Reitor do Santuário, missionário redentorista, Pe. Dirson Gonçalves.