Notícias Nacionais

Centenário do Santuário do Rocio

10/07/2020
Centenário do Santuário do Rocio

O santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, completou 100 anos de história, e tal data não poderia passar em branco, afinal de contas 100 anos não são 100 meses e nem 100 dias, mas sim anos de grandes conquistas, histórias e, sobretudo, muitas bençãos. Contudo, vamos entender um pouquinho o motivo desta comemoração.

No dia 30 de maio de 1920, inaugurava-se a atual construção do Santuário Estadual onde hoje se encontra a imagem de Nossa Senhora do Rocio encontrada em 1648 na baía de Paranaguá. Aos poucos a devoção foi se fortalecendo e então fora necessário construir templos onde a imagem pudesse permanecer e os devotos fazerem suas orações, no inicio era uma pequena igrejinha, em seguida construíram uma maior, e hoje, com a graça Deus a intercessão de Nossa Senhora do Rocio e o auxilio dos devotos temos esse grande santuário, agora centenário. A devoção está crescendo e a cada dia que passa, a devoção a Virgem e Mãe do Rocio e consequentemente seu Santuário, em Paranaguá, está sendo cada vez mais visitado pelos devotos e turistas.

Outro ponto de relevância é o título que o santuário recebeu do vaticano. Em 1977 o santuário recebeu o título de santuário Estadual, quando o Papa Paulo VI decretou Nossa Senhora do Rocio padroeira do Paraná. Deste modo, há mais de dois séculos acontece a Festa da Padroeira, atraindo no mês de novembro, peregrinos de inúmeras localidades que por aqui passam, para conhecer, rezar, pedir e agradecer por graças recebidas pela intercessão de Nossa Senhora do Rocio.

Diante de tantos acontecimentos e tantas graças recebidas o centenário do santuário não poderia em hipótese alguma ser esquecido ou simplesmente citado. Sendo assim, o centenário foi celebrado com muita alegria durante uma semana. A semana do centenário tinha toda uma programação elaborada antecipadamente, contudo, devido o atual cenário vivenciado (covid-19) a programação passou por alterações, que foram feitas com o mesmo empenho e alegria. Obedecendo todas as orientações, que proíbem aglomerações e pedem distanciamento social por conta do coronavírus. Deste modo, foram realizadas diversas Transmissões diárias pela internet, a saber: homenagens, missas, tríduo preparatório, e benção dos carros em frente ao santuário centenário.

A semana foi repleta de atividades, tendo início no dia 25/05 pela manhã às 10h com uma coletiva de imprensa sobre a semana do Centenário e a noite a santa Missa em memória de todos os falecidos que passaram por este santuário no decorrer destes 100 anos. No dia 26/05 iniciamos pela manhã as 10h, as lives especiais em homenagem ao Santuário, homenageando todos os romeiros espalhados pelos 399 municípios do estado do Paraná e a noite missa por todos os membros da Campanha Filhos da Senhora do Rocio. No dia 27/05 a live ficou por conta das crianças, que de suas casas gravaram um vídeo Homenageando a Mãezinha do Rocio e o santuário, a noite o 1º dia do Tríduo, rezando pelo Estado do Paraná e todo o País. No dia 28/05 a live ficou por conta dos Jovens que também gravaram em suas casas e expressaram o amor e a gratidão ao santuário, a noite 2º dia do tríduo, rezando por todas as vocações e pela presença dos Missionários Redentoristas no santuário. No dia 29/05 a live ficou por conta dos membros da Campanha Filhos da Senhora do Rocio que enviaram seus vídeos expressando a gratidão e a alegria por fazerem parte da história do santuário, às 13h teve um programa especial pelos 100 anos na rádio 104 Fm com todos os missionário Redentoristas que compõem a comunidade do Santuário, a noite o 3º dia do tríduo rezando por todos os voluntários do santuário que doam suas vidas evangelizando por meio das pastorais, movimentos e testemunho.

Por fim, chegamos ao grande dia no qual celebramos os 100 anos da inauguração do santuário, o dia 30 de maio foi repleto de atividades. Pela manhã uma live com a homenagem dos ex-reitoires do santuário, o bispo Dom Edimar e também o Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas) Pe. Michael Brehl, C.Ss.R, diretamente de Roma. A tarde às 15h tivemos a recitação do santo Terço, às 19h Santa Missa em ação de graças pelos 100 anos, transmitida direto do santuário e logo após a missa uma live musical com os músicos do santuário e coroação da Imagem de Nossa Senhora do Rocio feita pelos missionários Redentoristas. No domingo dia 31 as homenagens continuaram, santa missa às 9h da manhã e em seguida um grande buzinaço em homenagem a Mãe do Rocio, benção dos carros e entrega dos adesivos dos 100 anos.

Enfim, tudo foi preparado com muito carinho, e mesmo não podendo se reunir em comunidade, fizemos uma programação repleta de atividades, a fim de celebrar e alcançar muitos corações devotos de Nossa senhora do Rocio. Agradecemos imensamente a Deus, a Nossa Senhora do Rocio e todos os que fazem parte desta linda história.

Fr. Matheus Luiz da Rocha, C.Ss.R.