Cerca de 100 mil pessoas participam da procissão de Nossa Senhora do Rocio nesta sexta-feira, 15

15/11/2019
A saída aconteceu às 16 horas do Santuário Estadual com destino à Catedral Diocesana de Paranaguá. O percurso, de aproximadamente 4 quilômetros, foi feito em 2 horas.

Uma multidão participou da caminhada da fé em devoção a Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, nesta sexta-feira, 15, em Paranaguá. Entre concentração, percurso, espera em diversos pontos e chegada, mais de 100 mil pessoas estiveram presentes nesta tarde marcada por muita emoção.

De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 800 mil devotos fizeram toda a procissão que percorreu a Rua Professor Cleto, uma das principais vias da cidade. A saída aconteceu às 16 horas do Santuário Estadual com destino à Catedral Diocesana de Paranaguá. O percurso, de quase 4 quilômetros, foi feito em 2 horas. Até o fim da manhã, a Guarda Civil Municipal já havia contabilizado mais de 500 caravanas vindas das mais variadas regiões do Brasil.

Diversas homenagens foram prestadas ao longo da caminhada. A primeira, feita pela Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá, contou com uma linda apresentação de alunos. A segunda, organizada pelo grupo de jovens do Santuário do Rocio "Paulo VI", teve a produção de um terço feito com balões da gás hélio.

A terceira, muito tradicional, foi organizada pela Comunidade Paraguaia. Na ocasião, houve o encontro das imagens da Padroeira do Paraguai e da Padroeira do Paraná. Na sequência, todos os fiéis pararam a procissão para acompanhar uma das maiores homenagens realizadas nos últimos anos. A devota parnanguara Rosy Maria Kossatz, mais uma vez, trouxe um grande espetáculo feito com balões brancos. Ela também foi responsável pela doação do manto que está sendo usado nesta edição da festa e que traz a representação do povo paranaense.

Toda a caminhada foi escoltada pela Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e por diversos grupos de motociclistas de Paranaguá. Equipes do SAMU, Unimed, Alfa Resgate e Menna Barreto também prestaram apoio na parte da saúde.