Notícias Nacionais

Devotos de Nossa Senhora do Rocio participam de procissão motorizada

16/11/2020

Nem mesmo a forte chuva que caiu em Paranaguá no final da tarde deste domingo (15) atrapalhou a procissão motorizada em louvor à Nossa Senhora do Rocio. Milhares de devotos prestaram sua homenagem à Padroeira do Paraná e acompanharam o trajeto a bordo de veículos enfeitados com fitas e balões coloridos. No trajeto em direção à Catedral Diocesana, outros devotos esperavam a passagem da imagem da Padroeira conduzida em um andor especialmente preparado para a procissão.

O cortejo em louvor à Nossa Senhora do Rocio é uma tradição que perdura 207 anos, assim como a festa em sua homenagem. Por causa da pandemia o evento passou por adaptações e outras modalidades de procissão, realizadas em anos anteriores, precisaram ser canceladas.

“A procissão motorizada ocorreu conforme planejamos e com segurança. Segundo informações da Guarda Civil Municipal mais de 3 mil carros participaram. A carreata foi linda e uma verdadeira demonstração de devoção e fé. Neste ano não tivemos as procissões marítima, ciclística, motociclística e a cavalgada, mas acreditamos que isso não prejudicou a festa, porque a parte religiosa, que é a mais importante, foi mantida e, neste ano, com um maior número de celebrações presenciais e transmitidas”, declarou o Padre Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Nesta segunda-feira, a partir das 19h30 será realizada a carreata de retorno da imagem ao Santuário.

Inicialmente programada para acontecer às 17 horas, a procissão teve início às 18 horas a pedido da Justiça Eleitoral. O objetivo foi para que o evento não causasse qualquer tipo de intercorrência ao processo eleitoral em andamento neste domingo. Segundo o Fórum Eleitoral de Paranaguá todas as atividades eleitorais na cidade ocorreram dentro na normalidade.

Padroeira do Paraná
A festa religiosa dedicada à Nossa Senhora do Rocio – declarada Padroeira do Estado do Paraná em 1977 – está entre as maiores manifestações da fé católica no Brasil e acontece entre os dias 01 e 16 de novembro. A data em homenagem à Padroeira é comemorada no dia 15. Sua devoção teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1648. Em 2020 o Santuário em homenagem à Virgem Padroeira completa 100 anos de existência.