Dom Celso Antonio Marchiori, Bispo da Diocese de São José dos Pinhais

14/11/2020

Hoje, 14, é o último dia do novenário celebrado em louvor à Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. As missas e novenas presenciais acontecem em oito horários diferentes, sendo três deles com transmissões pelas redes sociais do Santuário Estadual.

A missa celebrada na noite de ontem, sexta-feira, foi presidida por Dom Celso Antonio Marchiori, Bispo da Diocese de São José dos Pinhais, com o tema “Mãe do Rocio, intercedei pela paz mundial”.

“Eu venho para o Rocio há mais de 40 anos, desde quando era seminarista, depois como padre e várias vezes como Bispo. É um grande amor por Nossa Senhora, que tem mais de dois mil apelidos e um deles é Nossa Senhora do Rocio, mas é a mesma em todo os lugares, é a Mãe de Jesus. Com o passar dos anos foi possível perceber uma participação maior de fiéis e o crescimento da devoção à Nossa Senhora do Rocio. Neste momento de pandemia tivemos que nos adaptar e encontrar meios de manter nosso trabalho com segurança para todos, seguindo nosso caminho, evangelizando e nos aproximando do povo, se não fisicamente, através das redes sociais”, declarou.

A celebração que encerra o novenário será hoje, às 19 horas, presidida por Dom Walter Jorge Pinto, Bispo da Diocese da União da Vitória, com o tema “Mãe do Rocio, intercedei pelos trabalhadores”. Na oportunidade, como acontece há vários anos, integrantes dos Sindicatos dos Estivadores, dos Arrumadores e dos Trabalhadores Empregados na Administração dos Portos do Paraná (Sintraport) farão a entrega de 422 cestas básicas doadas pelos trabalhadores. Os alimentos serão direcionados às famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Santuário do Rocio. Para manter a segurança das pessoas e evitar aglomeração, apenas 10 cestas serão entregues no momento da missa como representação das doações feitas.

Novenário

O novenário dedicado à Padroeira do Paraná seguirá até hoje *(14) com celebrações presenciais e online. O tema geral da festa deste ano é “Mãe do Rocio, intercedeis por nós” e em cada novena as orações serão dirigidas a um propósito diferente: pelos devotos, pelas famílias, pelos peregrinos, pelos falecidos, pelos enfermos, pelas vocações, pelas autoridades e governantes, pela paz mundial e pelos trabalhadores.

As novenas serão celebradas nos seguintes horários: às 5, 6, 8, 10, 14, 16, 18 e 19 horas. As Transmissões pelas redes sociais do Santuário serão às 6, 16 e 19 horas. As transmissões serão pelas páginas do Santuário no Facebook: (https://www.facebook.com/santuarioestadualdorocio) e no Youtube (Santuário do Rocio Paranaguá)

DIA 14.11 (Sábado): 9º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelos trabalhadores.

19h - Missa e Novena (Dom Walter Jorge Pinto - Diocese da União da Vitória)

Padroeira do Paraná

A festa religiosa dedicada à Nossa Senhora do Rocio – declarada Padroeira do Estado do Paraná em 1977 – está entre as maiores manifestações da fé católica no Brasil e acontecerá entre os dias 01 e 16 de novembro. A data em homenagem à Padroeira é comemorada no dia 15. Sua devoção teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1648. Em 2020 o Santuário em homenagem à Virgem Padroeira completa 100 anos de existência.