Em assembleia geral, Santuário do Rocio apresenta balanço de atividades realizadas em 2019

15/12/2019
A Casa da Mãe do Rocio conta com pastorais de diversos setores, são elas: Liturgia, Acolhida, Turismo, Catequese, Mães que oram pelos filhos, Guardiões de Nossa Senhora, Música, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Social, MECES, Coroinhas e Acólitos, Romarias e Festa da Padroeira, Educação e Juventude.

As 14 pastorais atuantes no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio realizaram na manhã do sábado, 14, um grande balanço dos projetos executados ao longo de 2019 e os planejamentos para 2020. O local escolhido para a assembleia foi a Chácara da Copiosa Redenção, às margens da rodovia PR-508, em Matinhos.

Na ocasião foi feito o anúncio de que algumas atividade necessitarão de ampliação para o novo ano, prova de que o trabalho realizado nos últimos meses está rendendo bons resultados. A equipe responsável pelo Turismo Religioso por exemplo já começa a se preparar para o maior fórum paranaense que discute o turismo neste segmento. A terceira edição do evento será realizada em agosto de 2020 na cidade Paranaguá. Já a Pastoral Social destacou que devido ao sucesso dos cursos ofertados em 2019, as opções serão ampliadas no primeiro semestre de 2020.

Atualmente com 71 membros, a Pastoral dos Ministros da Comunhão Eucarística é a que mais mobiliza pessoas dentro da igreja. Elas são divididas nas celebrações e também em todas as festividades realizadas ao longo do ano. “2019 foi um ano bastante corrido, de crescimento espiritual, de formação, de informação, foi um ano proveitoso e com muito trabalho. Todos nós estivemos empenhados em levar adiante aquilo que Jesus nos ensinou, o que ele nos deixou de mais importante, que é a Comunhão Eucarística”, explicou o Coordenador Valdecir Pedroso.

Outra pastoral que também apresentou o balanço das atividades realizadas em 2019 foi a da Liturgia, que é dividida em 14 coordenações comandadas por 11 líderes. Um deles é o Sandro Hech Barbosa, que na oportunidade também trouxe diversos projetos para o novo ano, dentre eles o restauro e manutenção de uma gruta que hoje está localizada em um trecho da PR-508, sentido Matinhos. “A gente fez um trabalho neste ano voltado a dar a expressão e dimensão que o santuário representa realmente para Paranaguá e ao Paraná, trabalho este que seguirá para 2020. Nossa Senhora do Rocio é a Padroeira de todos os paranaenses. Nós acreditamos que aqui é um solo abençoado, por isso fazemos questão de receber tão bem todos aqueles que visitam Paranaguá movidos pela fé nela. Nós queremos que estas pessoas sempre voltem aos seus lares carregadas de energia positiva e abençoadas pela Mãe Rocio”.

“Este ano foi de muito crescimento para nós. A cada ano procuramos crescer um pouco mais visando sempre guardar a casa da nossa mãe. Maria esteve sempre presente em todos os nossos momentos. Reuniões, terços realizados nas casas semanalmente, na acolhida, em tudo”, disse Valdemir Roberto, membro da Pastoral dos Guardiões de Nossa Senhora.

O evento iniciou no período da manhã e seguiu até o fim do dia. Todos foram acolhidos pelos membros da Comunidade da Copiosa Redenção. Houve um grande almoço e café da tarde, apresentação de trabalhos, momentos de oração, sorteio de brindes e também o lançamento de uma camiseta com mensagens para 2020 que já pode ser adquirida na loja oficial pelo valor de R$ 20,00.

O Reitor do Santuário do Rocio, Missionário Redentorista Pe. Dirson Gonçalves agradeceu a dedicação e comprometimento de todas as pastorais e aproveitou para reforçar que o trabalho em 2020 será ainda maior em virtude da comemoração do centenário da inauguração do santuário. Outro destaque trazido pelo reitor é sobre a chegada de um novo membro à equipe. “2020 será um ano muito especial, teremos a inauguração do Mega Rocio, a expansão das romarias, a vinda de mais um Missionário Redentorista, o Frater Alcimar e, principalmente, a celebração dos 100 anos de inauguração do santuário. Teremos muito trabalho, mas com certeza será um lindo ano com a proteção de Nossa Senhora e as bênçãos de Deus. Aproveito para agradecer o empenho, a dedicação e o zelo de todas as lideranças, de todas as pastorais do santuário. São os voluntários e colaboradores que dão vida a este lugar sagrado dos paranaenses".