Festa do Rocio 2019: Procissão Marítima reúne mais de 800 pessoas

10/11/2019
Mais de 600 convites foram vendidos nas últimas semanas. Ao todo foram 25 embarcações participantes.

Mesmo com chuva forte, os devotos compareceram. A procissão marítima deste ano reuniu mais de 800 pessoas, segundo estimativa da Capitania dos Portos do Paraná. Foram quase 3 horas de percurso.

Mais de 600 convites foram vendidos nas últimas semanas. Ao todo 25 embarcações estiveram presentes. Dentre elas, as oficiais que conduziram os devotos que adquiram o convite do evento e também as particulares, que atraíram mais 200 pessoas.

A imagem foi conduzida por uma embarcação da Capitania dos Portos do Paraná. Estavam presentes o Reitor do Santuário do Rocio Dirson Gonçalves, o Bispo da Diocese de Paranaguá Dom Edmar Peron, o prefeito Marcelo Roque e o comandante da Capitania dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado.

O trabalho de organização foi intenso. Toda a parte de segurança da navegação ficou sob os cuidados da Capitania dos Portos do Paraná. “Verificamos todos os barcos que participaram, equipamentos de segurança individual e habilitação de condutores. Tudo isso para que a procissão fosse ainda mais segura”, disse o comandante.

“É uma honra participar desta procissão, também pedimos benção à Mãe do Rocio e para a Marinha”, completou o capitão.

A viagem é sempre marcada por muitas manifestações de fé. Todas as embarcações estavam enfeitadas. O grupo de canoagem Moana Litoral também participou da procissão.

Para o Bispo de Paranaguá Dom Edmar Peron, a procissão representa mais um momento especial para a Festa da Padroeira do Paraná. “Eu acompanhei o período da preparação. Agora percebo uma boa organização, o que não seria muito se o povo não viesse. Então junto a essa organização, a boa participação devota de quem vem para agradecer e também suplicar à Nossa Senhora resulta nesta bonita Procissão Marítima, que neste ano aconteceu ainda maior”, destacou o líder da Diocese de Paranaguá.