Fim do novenário: Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer preside missa que encerra as novenas da Festa da Padroeira

14/11/2021

Este domingo (14) marcou o fim do novenário da 208ª Festa de Nossa Senhora do Rocio. Desde o dia 06, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio realizou as novenas diariamente, com programação ampla de oito horários diários, para que todos os devotos pudessem estar presentes.

Ao longo dos nove dias, todas as missas noturnas das 19h foram celebradas por um bispo de uma das 18 dioceses do Paraná. Exceto por este domingo (14), presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, da Arquidiocese de São Paulo.

Esta foi a primeira vez de Dom Odilo na Festa de Nossa Senhora do Rocio, porém, em outras oportunidades ele já esteve no Santuário. “Já estive no Santuário do Rocio há muito tempo, estudei em Curitiba, fui padre no Paraná, então vínhamos esporadicamente para Paranaguá. Mas na Festa do Rocio nunca estive, então é com muita alegria que venho para, junto aos devotos, homenagear a padroeira do Paraná”, disse.

Este último dia de novena teve como tema “Mãe do Rocio, envolvei os trabalhadores em vosso manto de amor e proteção”. Durante a missa, representantes de 322 empresas e instituições que receberam a visita da imagem de Nossa Senhora do Rocio, durante a festa, receberam uma benção especial.

O Cardeal Dom Odilo deixou uma mensagem de fé para todos os devotos que participaram da missa, seja presencialmente ou virtualmente. “Sob qualquer título que invoquemos Nossa Senhora, ela é sempre mãe de Jesus Cristo, filha de Deus, mãe da igreja, nossa mãe, então a mensagem é essa: Que nós tenhamos com ela, primeiro, toda a familiaridade de filhos com a mãe; segundo, confiança também nos momentos mais difíceis. A mãe está próxima dos filhos quando eles choram, têm fome, sofrem, quando estão doentes. Então, nesta situação em que vivemos, de fim de pandemia, é muito bom nos aproximarmos de Nossa Senhora, nossa mãe, com esse sentimento de filho e confiar a ela nossas tristezas, além do luto que sofremos para com os que perdemos para este vírus, sempre tendo esperanças de que a vida continua, retoma, colocando isso com muita alegria e confiança no colo da mãe”, comentou.

Fim do novenário

Durante os nove dias de novena, o Santuário do Rocio promoveu oito horários diferentes para que os fieis estivessem na igreja sem aglomeração. Aqueles que não puderam estar presencialmente tiveram a oportunidade de acompanhar virtualmente a programação, já que vários horários foram transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube e Facebook do Santuário.

“Quando pensamos em oito horários ao longo do dia, tivemos preocupação se haveria público o suficiente para acompanhar as novenas e missas. Sempre antes de iniciar o dia eu pensava: será que vai ter alguém nessa novena às 05h da manhã? Mas Deus nos surpreende e todos os oito horários sempre estiveram cheios de devotos agradecendo a Mãe do Rocio pelas bênçãos alcançadas e intercedendo por cada tema proposto”, disse o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.

Ele também falou sobre a alegria em encerrar a novena com a presença do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. “Ter a presença de Dom Odilo é uma alegria imensa, pois, sempre sonhei em ver o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio como um santuário nacional, com a Mãe do Rocio sendo conhecida em todo o Brasil e a devoção cada vez maior. Então, ao termos junto conosco o Cardeal de São Paulo, isso se torna um pouco mais real”, finalizou o padre.