Notícias Nacionais

IMAGEM OFICIAL DE NOSSA SENHORA DO ROCIO VISITA CURITIBA APÓS 67 ANOS

29/04/2020
A benção com a imagem da Padroeira do Paraná será oferecida a todos os fiéis diretamente de Curitiba, Capital do Estado, pedindo a benção da saúde, nesse tempo de pandemia.

O início de maio, mês dedicado à Maria, será marcado por um acontecimento especial e muito raro, a visita da imagem oficial de Nossa Senhora do Rosário do Rocio à capital paranaense, a cidade de Curitiba, após 67 anos.

A imagem oficial será recepcionada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, onde será celebrada uma missa transmitida pela TV Evangelizar e pelas redes sociais do Santuário do Rocio. Haverá também momentos de oração mariana e terço.

A visita será realizada para pedir uma benção especial a todos os municípios do Estado, nesse tempo de pandemia. Depois, a imagem percorrerá algumas ruas da cidade passando por hospitais, Catedral, Centro Cívico. Durante as bençãos, todos devem usar máscaras, sem sair dos carros, de onde pedirão a benção. Na volta da imagem à Paranaguá, na tarde do domingo, haverá uma programação especial na cidade, com a imagem percorrendo algumas ruas concedendo a bênção para todos os parnanguaras.

A imagem oficial só sai do santuário, uma vez por ano, para a procissão da festa, em novembro. Ela só deixou a cidade de Paranaguá para ser levada a Curitiba por 3 vezes: em 1939, 1948 e 1953. A programação do evento do próximo domingo será divulgada nos próximos dias.

Resgate histórico das visitas de Nossa Senhora do Rocio

No ano de 1948, a imagem oficial foi levada para o Congresso Mariano em Curitiba. Cinco anos depois, em 1953, pela ultima vez a imagem oficial saiu do Santuário para Curitiba, conduzida por Dom Bernardo José Nolker, primeiro bispo de Paranaguá, durante a realização do Congresso Eucarístico Nacional. Agora, então, será a quarta vez que a imagem visita a Capital do Estado.

Programação:

8h30: Celebração Mariana no Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Rocio, conduzida por Dom Edmar e Pe. Dirson.
9h00: Saída da Imagem do Santuário em Paranaguá para Curitiba – Dom Edmar e Pe. Dirson
10h40: Chegada da Imagem ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, em Curitiba.
11h00: Santa missa, presidida por Dom Geremias, ladeado por Dom Edmar, Dom Peruzzo, Dom Francisco, Dom Amilton, Pe. Reginaldo, Pe. Dirson e Pe. Valdecir.
12h15: Vigília Mariana e terço com Pe. Reginaldo, os bispos e equipe de músicos do Santuário.
13h30: Olhar de Nossa Senhora sobre o estado do Paraná, a partir da capital.
A imagem ira percorrer, com o carro de bombeiros, as ruas de Curitiba, passando por hospitais, pela Catedral e o Centro Cívico. O passeio será acompanhado de uma carreata. Tanto os que estiverem no carro de bombeiro, quanto aos fiéis que acompanharem a carreata deverão usar máscaras. A Polícia Militar acompanhará a carreata.
15h00: Retorno da Imagem para Paranaguá – Dom Edmar e Pe. Dirson.

Durante o evento, serão tomadas todas as medidas de prevenção quanto ao novo Coronavírus, recomendadas pelas autoridades sanitárias.