“Mãe do Rocio, intercedei pelas famílias”, a segunda novena em Louvor à Nossa Senhora do Rocio.

08/11/2020

Com o tema “Mãe do Rocio, intercedei pelas famílias”, a segunda novena em Louvor à Nossa Senhora do Rocio foi celebrada na noite de sábado (07) por Dom Bruno Elizeu Versari, Bispo da Diocese de Campo Mourão desde 2017. Formada por cinco cidades e 41 paróquias, a Diocese de Campo Mourão foi criada em 1959.

Em sua homilia baseada no Livro de São Lucas, capítulo 1, versículos 39-45, Dom Bruno Elizeu falou sobre a Cultura do Encontro, apresentada pelo Papa Francisco. “O Papa fala sobre o nosso esforço para encontrar as pessoas. Vir aqui, no Santuário de Nossa Senhora do Rocio é ir ao encontro de Maria e a oração nos proporciona isso. Ir ao encontro transcende o encontro físico. Quando o Papa fala sobre a importância do encontro, principalmente neste momento de pandemia e de isolamento social, é porque precisamos aprender que rezar é proporcionar o encontro com Maria, Mãe de Jesus. E só a oração pode fazer isso”, declarou.

A programação religiosa da 207ª Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rocio conta com celebrações diárias presenciais em oito horário diferentes, sendo três deles com transmissões pelas redes sociais do Santuário Estadual. As missas realizadas às 19 horas são presididas por Bispos de Curitiba, Campo Mourão, Palmas, Francisco Beltrão, Londrina, Umuarama, Ponta Grossa, Maringá, São José dos Pinhais, União da Vitória e de Paranaguá.

Hoje, 08, Dom Edgar Xavier Ertl, Bispo da Diocese de Palmas/Francisco Beltrão, presidirá a novena, às 19 horas.

Novenário

O novenário dedicado à Padroeira do Paraná seguirá até o dia 14 com celebrações presenciais e online. O tema geral da festa deste ano é “Mãe do Rocio, intercedeis por nós” e em cada novena as orações serão dirigidas a um propósito diferente: pelos devotos, pelas famílias, pelos peregrinos, pelos falecidos, pelos enfermos, pelas vocações, pelas autoridades e governantes, pela paz mundial e pelos trabalhadores.

As novenas serão celebradas nos seguintes horários: às 5, 6, 8, 10, 14, 16, 18 e 19 horas. As Transmissões pelas redes sociais do Santuário serão às 6, 16 e 19 horas. As transmissões serão pelas páginas do Santuário no Facebook: (https://www.facebook.com/santuarioestadualdorocio) e no Youtube (Santuário do Rocio Paranaguá)

DIA 08.11 (Domingo): 3º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelos peregrinos.

19h - Missa e Novena (Dom Edgar Ertl - Diocese de Palmas/Francisco Beltrão)

DIA 09.11 (Segunda-feira): 4º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelos falecidos.

19h - Missa e Novena (Dom Geremias Steinmetz – Arquidiocese de Londrina)

DIA 10.11 (Terça-feira): 5º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelos enfermos.

19h - Missa e Novena (Dom João Mamede Filho - Diocese de Umuarama)

DIA 11.11 (Quarta-feira): 6º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelas vocações.

19h - Missa e Novena (Dom Anuar Batisti – Bispo Emérito da Arquidiocese de Maringá)

DIA 12.11 (Quinta-feira): 7º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelas autoridades e governantes.

19h - Missa e Novena (Dom Sergio Braschi - Diocese de Ponta Grosa)

DIA 13.11 (Sexta-feira): 8º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pela paz mundial

19h - Missa e Novena (Dom Celso Antonio Marchiori - Diocese de são José dos Pinhais)

DIA 14.11 (Sábado): 9º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelos trabalhadores.

19h - Missa e Novena (Dom Valter Jorge Pinto - Diocese da União da Vitória)

Padroeira do Paraná

A festa religiosa dedicada à Nossa Senhora do Rocio – declarada Padroeira do Estado do Paraná em 1977 – está entre as maiores manifestações da fé católica no Brasil e acontecerá entre os dias 01 e 16 de novembro. A data em homenagem à Padroeira é comemorada no dia 15. Sua devoção teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1648. Em 2020 o Santuário em homenagem à Virgem Padroeira completa 100 anos de existência.