Papa Francisco recebe Imagem de Nossa Senhora do Rocio

25/02/2020
A entrega aconteceu na manhã desta segunda-feira, 24, durante
uma audiência especial dos bispos do Paraná com o Papa Francisco na visita à Ad Limina Apostolorum em Roma. O evento iniciou no último dia 12 com uma vasta programação tendo seu ponto alto o encontro ao Santo Padre.

A entrega aconteceu na manhã desta segunda-feira, 24, durante audiência especial dos bispos do Paraná com o Papa Francisco na visita à Ad Limina Apostolorum em Roma. O evento iniciou no último dia 12 com vasta programação tendo seu ponto alto o encontro com o Santo Padre.

Primeiro houve uma celebração na Basílica de São Pedro presidida por Dom Antônio Wagner da Silva, bispo de Guarapuava. Junto dele estavam Dom Bruno Elizeu Versari, bispo de Campo Mourão e Dom João Mamede Filho, bispo de Umuarama. Na sequência, os 18 bispos parananenses foram chamados para o Palácio Apostólico, lá eles foram recebidos por Papa Francisco.

O encontro estava marcado para 10h30, mas iniciou com uma hora de antecedência. Com isso, a reunião passou de 2 para 3 horas de realização, motivo de muita alegria para os bispos paranaenses. Na ocasião, foi realizada a entrega da Imagem de Nossa Senhora do Rocio.

Em entrevista à CNBB, o arcebispo de Londrina e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Geremias Steinmetz disse que o encontro foi de uma conversa franca e bonita. “Nós estamos muito felizes porque tivemos simplesmente três horas com o Papa Francisco nesta manhã. Uma conversa franca é bonita, na qual todos os bispos que quiseram, puderam fazer perguntas ao Santo Padre”.

Dom Edmar Peron, Bispo da Diocese de Paranaguá também esteve no encontro com o Santo Padre e contou como foi a entrega da Imagem de Nossa Senhora do Rocio. "O presente que o Papa recebeu foi a imagem de Nossa Senhora do Rocio, por ser ela ser a padroeira oficial do estado e a devoção mariana mais antiga nascida dentro do território paranaense”, comentou o bispo diocesano.

O reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora Rocio, Pe. Dirson Gonçalves foi quem preparou a imagem para ser entregue. O manto que a acompanhou foi confeccionado pelo artesão carioca Fábio Ítalo e faz uma homenagem à cidade de Paranaguá, por ser o berço da civilização paranaense e da devoção à Padroeira do Paraná. Ele é revestido com pérolas, bordados dourados e atrás tem a bandeira de Paranaguá. "É uma alegria para o Santuário do Rocio poder entregar uma Imagem da nossa padroeira ao Papa Francisco. O último Papa que recebeu uma imagem foi o Papa Paulo VI, por ocasião da publicação de que ela seria a Padroeira do Paraná. Agora, depois de anos, vivemos esta alegria de presentear o Papa Francisco com a imagem da Mãe do Rocio e receber dele, a bênção para os devotos e todo o Paraná", disse.

"Que todos os devotos sejam contemplados com essa bênção", completou.

Foto do manto que acompanhou a imagem levada ao Papa Francisco:

Texto: Assessoria de comunicação Santuário do Rocio com informações da CNBB Sul 2 e da Diocese de Paranaguá