Preparação para a festa – Imagem de Nossa Senhora do Rocio segue em peregrinação para a Arquidiocese de Londrina, nesta quarta-feira (08)

03/09/2021

Em preparação para a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, que acontecerá do dia 01º ao dia 16 de novembro, em Paranaguá, a imagem de Nossa Senhora do Rocio seguirá em peregrinação para a Arquidiocese de Londrina a partir de quarta-feira (08).

Esta é a primeira vez que a peregrinação acontece. A novidade foi planejada pelo Reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson Gonçalves. “Nós decidimos fazer, este ano, uma experiência nova, que é levar a imagem para as dioceses do interior do Estado, uma vez que a Santa é padroeira do Paraná”, explica.

Para realizar a peregrinação, Padre Dirson convidou os nove bispos que participam da novena da Festa do Rocio. “Nós quisemos envolver as dioceses de cada um nessa jornada de fé, porém, até o momento, somente o Arcebispo Dom Geremias Steinmetz confirmou”, diz.

Como funcionará

A primeira peregrinação será realizada na Arquidiocese de Londrina, e terá início no dia 08, ao meio-dia, na Catedral Metropolitana de Londrina (Tv. Padre Eugênio Herter, Centro). Na data, o Padre Dirson irá participar da missa que será presidida pelo Arcebispo Dom Geremias, com a presença da imagem de Nossa Senhora do Rocio e de redentoristas – padres e missionários.

“Deixarei a imagem com o Arcebispo, que organizará a peregrinação dentro das paróquias. Quando ele vier à Paranaguá, para a Festa do Rocio, ele traz a imagem de volta”, esclarece Padre Dirson.

Segundo ele, o ideal seria que todas as nove dioceses pudessem ter a imagem peregrinando em suas regiões antes da festa. “Desta forma, em novembro, a Santa teria percorrido todas as regiões do Estado. Mas, infelizmente, esse ano isso ainda não acontecerá”, diz.

“Fazer o trabalho inverso”

Padre Dirson comenta que é necessário divulgar/relembrar em todos os locais do Paraná que Nossa Senhora do Rocio é a Padroeira do Estado. “Muita gente do Estado nem sabe dessa informação, e Nossa Senhora do Rocio foi declarada Padroeira em 1977, pelo Papa Paulo VI. Isso aconteceu há muitos anos, mas, com o passar do tempo, essa compreensão ficou esquecida. Por isso queremos recuperar esse tempo perdido e levar essa informação ao máximo possível de católicos”, informa.

Além disso, ele destaca que é necessário ir ao encontro dos fiéis. “O Santuário do Rocio está acostumado a receber as peregrinações de romeiros, devotos e católicos do Paraná. Porém, a imagem de Nossa Senhora do Rocio não costuma sair de seu Santuário. Por isso, precisamos fazer o trabalho inverso – aguardar que eles venham até nós, mas, também, irmos ao encontro deles em sua região”, finaliza.