Procissão Luminosa de Retorno – Milhares de fiéis levam a Mãe do Rocio de volta ao seu Santuário

17/11/2021

A Procissão Luminosa de Retorno da imagem de Nossa Senhora do Rocio ao seu Santuário Estadual marcou o fim da 208ª edição da Festa Estadual da Padroeira do Paraná. Uma multidão de devotos tomou as ruas de Paranaguá, novamente, nesta terça-feira (16), às 19h, para devolver a imagem oficial da Mãe do Rocio ao seu local sagrado.

A imagem estava na Catedral Diocesana de Paranaguá desde a segunda-feira (15), quando milhares de fiéis realizaram a Procissão Solene, levando-a do Santuário até a Catedral, no Centro Histórico. As tradicionais procissões solene e de retorno já estão, assim como a festa, em sua 208ª edição e, no ano passado, aconteceram em formato de carreata, por conta da pandemia.

Felizmente, neste ano, as restrições foram flexibilizadas por conta do avanço da vacinação, possibilitando com que os devotos pudessem realizar o trajeto a pé, conforme a tradição de mais de dois séculos. Antes da Procissão de Retorno, os fiéis participaram da missa na Catedral e, lá, já se prepararam para a homenagem.

A linda homenagem no retorno da Mãe do Rocio ao seu Santuário foi marcada por muita luz. Milhares de fiéis com velas acesas seguiram o caminho liderado pelo andor de Nossa Senhora do Rocio, em que a imagem também estava totalmente iluminada.

A Procissão Luminosa de Retorno começou a ser realizada à noite em 2019 e, devido à adesão do povo, continuou no mesmo horário. Anteriormente, ela acontecia no período da tarde, assim como a Procissão Solene, porém, muitos devotos não conseguiam participar por estarem em horário de trabalho.

Noite de muita emoção

Durante o trajeto de retorno, em um carro de som, o reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves, abençoava os devotos e animava-os. Uma devota fez questão de destacar que o momento estava muito emocionante. “Só tenho gratidão a Nossa Senhora do Rocio e a Deus por esse momento de graça. Já recebi inúmeras graças da Mãe do Rocio, mas, a principal delas foi a cura, pois contraí Covid-19 duas vezes e com a graça de Deus e da Virgem Maria estou aqui para agradecer e prestar louvor a Nossa Senhora”, disse.

O reitor do Santuário também estava muito emocionado. “Foi uma noite muito especial, estou muito feliz. Com essa procissão, encerramos o tempo das celebrações religiosas e ver a manifestação do povo com as velas acesas e a multidão que saiu às ruas foi muito emocionante, muito bonito de ver. Ficarei com essa imagem na memória para sempre, foi uma das manifestações mais bonitas em que já estive”, comentou o padre Dirson.

Ele ainda fez questão de destacar que o Santuário já começa a se preparar para a próxima Festa da Padroeira, em novembro de 2022. “Se Deus quiser, ano que vem teremos mais possibilidades de programação, com o fim da pandemia. Participar de um encerramento como esse, nos motiva a preparar a próxima festa com mais empenho, nos enchemos de inspiração”, afirmou.

Show de Prêmios 2021

Além disso, o padre reforçou o convite para que a população adquira a cartela para o Show de Prêmios 2021. “Para fazer uma festa tão bonita quanto essa, não medimos esforços e investimos o que podíamos, contando com a retribuição do povo através da Promoção de Prêmios que ainda estamos empenhados, pois o sorteio é no próximo domingo (21). Então, se você ainda não comprou sua cartela, ajude o Santuário e participe deste sorteio”, convidou.

Ele também falou a respeito da criação do “Dia Santo de Paranaguá”. “Quero convocar o povo parnanguara para uma missão: fazermos, todas as sextas-feiras, o Dia Santo de Paranaguá. Meu convite é para que todos os devotos vão até o Santuário durante o dia todo, pois sexta-feira é dia de novena e temos às 06h, 15h e 19h”, convidou.

O convite já está de pé a partir desta sexta-feira (19). “Nessa próxima sexta-feira (19), vamos juntos fazer uma novena de agradecimento pela festa. Venham até o Santuário, que fica aberto todos os dias do ano para acolher todas as pessoas com carinho”, finalizou.