Notícias Nacionais

Procissão Solene 2021 – mais de 50 mil devotos foram às ruas homenagear a Mãe do Rocio

16/11/2021

A tarde de segunda-feira (15) foi marcada pela linda e intensa demonstração de amor de milhares de devotos a Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. No último dia da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, mais de 50 mil fieis participaram da tradicional Procissão Solene, que começou às 16h, levando a imagem da Mãe do Rocio do Santuário do Rocio até a Catedral Diocesana de Paranaguá. A estimativa de participantes foi divulgada pela Guarda Municipal de Paranaguá.

Embora a recomendação tenha sido para que a procissão acontecesse em forma de carreata, devido à pandemia de Covid-19, muitos devotos decidiram realizar o trajeto a pé, como forma de homenagear a Mãe do Rocio e, até mesmo, pagar promessa. Foi o caso de Juliana dos Santos Albuquerque, de 18 anos, que participou, pela primeira vez, da Procissão Solene.

“Eu nunca fui muito religiosa, não costumava ir à igreja, mas, no começo do ano passei por uma situação muito difícil. Meu pai teve Covid-19 e ficou muito mal. Nos momentos difíceis, costumamos nos apegar a Deus e foi o que aconteceu comigo, durante os 28 dias em que ele ficou internado, passei a frequentar o Santuário do Rocio e pedir a Nossa Senhora do Rocio por sua cura. E ele recebeu a cura por intermédio da intercessão da Mãe do Rocio. Por isso, hoje estou aqui participando dessa linda procissão e, a partir deste ano, em todos os anos seguintes participarei com alegria”, disse a jovem.

208ª Procissão Solene

Neste ano, a festividade, juntamente com a Procissão Solene, esteve em sua 208ª edição. Para a alegria dos fieis, diferentemente do ano passado, quando a pandemia ainda estava em seu momento de pico e sem nenhuma perspectiva de tratamento, desta vez, o Brasil já conta com a vacinação e Paranaguá tem uma alta porcentagem de pessoas vacinadas, o que permitiu que várias atrações retornassem à grade da festa, como as diversas procissões.

Ao longo do trajeto da Procissão Solene, o andor com a imagem de Nossa Senhora do Rocio passou pelas principais ruas da cidade e, por onde passava, arrastando a multidão, também encontrava residências enfeitadas com faixas e cartazes e seus moradores aguardando a Mãe do Rocio na porta de suas casas. Como de costume, a imagem passará a noite na Catedral Diocesana e será devolvida ao Santuário na terça-feira (16).

A Festa da Padroeira do Paraná é considerada um dos maiores eventos religiosos do país. Em 2019, antes da pandemia, cerca de 300 mil pessoas participaram da festividade. No ano seguinte, 2020, a programação passou a ser muito restrita, a fim de evitar a aglomeração de pessoas.

Para 2021, foi possível a retomada da maior parte das procissões, como a 1ª Procissão Motociclística, 7ª Cavalgada da Fé, 15ª Procissão Motorizada, 9ª Procissão Ciclística e, hoje, a 208ª Procissão Solene. Somente a Procissão Marítima não foi realizada por conta de reparos que estão sendo realizados no trapiche do Rocio.

Uma das maiores festas já feitas

“Foi lindo! Uma grande multidão acompanhou a Procissão Solene, muito mais gente a pé do que de carro. Foi uma grande demonstração de fé e alegria por celebrar a Festa da Padroeira”, comentou o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.

Ele também fez um balanço sobre os dias de festividade. “Estou muito feliz porque conseguimos atingir muito mais do que estávamos planejando. Realizamos muitas visitas com a imagem, houve muitas confissões, muitos atendimentos, muitas celebrações, novenas, missas, as procissões aconteceram com contento, seja a cavalgada, ciclística, motociclística, motorizada e, hoje, fechando com chave de ouro, a solene. A festa de 2021 entra para a lista de uma das maiores já feitas”, disse.

Para esta terça-feira (16), o padre convida aos fieis para participarem da Procissão Luminosa do Retorno. “Também promete ser muito bonita, porque será à noite, iluminada, partindo às 19h da Catedral Diocesana para trazer a imagem da Mãe do Rocio ao seu Santuário. E, para finalizar, no dia 21 teremos o sorteio da Promoção de Prêmios, e pedimos o apoio da população, dos devotos, adquirindo um número da rifa para que possamos continuar mantendo o Santuário com suas obras, administração e, também, projetos futuros”, concluiu.