Notícias Nacionais

RESTAURAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DOS VITRAIS DO SANTUÁRIO DO ROCIO É CONCLUÍDA APÓS 16 ANOS

29/04/2020
A explosão do navio chileno Vicuña, em 2004, causou o estilhaço de quase 80% dos vitrais do Santuário

Os vitrais do Santuário do Rocio foram finalizados na tarde desta terça-feira (28.04), após 16 anos da explosão do navio chileno Vicuña, que danificou 80% dos vitrais. A restauração e confecção de novos vitrais ficou sob a responsabilidade do artista Roberto Petrelli, de Florianópolis/SC.

Roberto, que trabalha com arte em vidros desde 1972 e possui mais de 80 restaurações sacras no portfólio, comenta que foram necessários aproximadamente seis meses de trabalho somente para a restauração dos vitrais da ala inferior do Santuário. “Para fazer a restauração você tem que procurar o vidro nos tons, o tipo de vidro mais próximo possível, é preciso achar o tom da pintura e seguir o estilo que o artista usou. Essa é uma das teorias de restauração”, afirma Petrelli.

O artista comenta que para a restauração dos vitrais do Santuário do Rocio foi preciso buscar a referência que o artista usou no trabalho original, busca esta que durou aproximadamente oito dias. “Descobri que o artista que fez o vitral se baseou em uma obra já existente, por isso eu consegui seguir o padrão nos pedaços ausentes”, explica.

Já para os vitrais superiores, que ficam de frente para a Praça da Fé, foram encomendadas peças novas para contar a história de Nossa Senhora do Rocio e do Santuário. Os novos vitrais iniciam com a pesca da imagem, seguindo para a construção da primeira igreja, localizados nos vitrais esquerdos. Já o lado direito representa os milagres de Nossa Senhora do Rocio, seguido pela imagem do Papa Paulo VI, que a declarou padroeira do Paraná em 1977. Por fim, a última imagem representa a festa do Rocio, que ocorre anualmente no mês de novembro.

“A restauração é importante porque recupera a beleza dos vitrais e faz memória da história de Nossa Senhora do Rocio. Ficou muito bom o trabalho. A comunidade, os parnanguaras e todos os devotos merecem esse presente”, finaliza o reitor do Santuário, Padre Dirson Gonçalves, C.Ss.R.