Santuário do Rocio está com agenda aberta para Romarias

02/04/2022

Depois de dois anos sem receber fiéis de vários estados brasileiros, por conta da pandemia do Coronavírus, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio abriu a agenda de Romarias para o ano de 2022. No fim do ano passado, as Dioceses - de todo o país – receberam os convites para participação. Aos poucos, os bispos e os padres já estão dando retorno ao templo religioso de Paranaguá.

“Temos Romarias agendadas até junho. Entre essas, estão também as Romarias Espontâneas – em que pessoas, nas suas próprias comunidades, organizam as viagens de forma particular. Os coordenadores oferecem as passagens e mandam um ônibus. Alguns conseguem vir com dois veículos”, conta a responsável pela programação religiosa, Valéria do Rocio Wapiniki.

Diante disso, neste domingo (3), a praça Thomás Sheehan e as dependências do Santuário do Rocio contarão com Romeiros da Diocese de Toledo, região oeste do estado.

Em maio, Paranaguá receberá os Conselhos Eclesiais de Base (Cebs), os quais também envolvem pessoas de diversos cantos do Brasil. Com isso, os municípios se dividem em decanatos, ou seja, é como se fossem comunidades dentro de uma paróquia. Já no dia 5 de junho, os peregrinos - que visitarão a Mãe do Rocio - são de Telêmaco Borba, Campos Gerais do Paraná.

Ainda de acordo com a dirigente da peregrinação religiosa, as Romarias são agendadas em duas datas mensais. “A nossa agenda de romarias mantém duas datas no mês, que é no primeiro e terceiro domingo. A intenção do reitor do Santuário, Pe. Dirson Gonçalves, era que fosse aumentando, para que chegássemos a fazer nos quatro domingos; mas, por conta da pandemia, tivemos que parar com as romarias. A última que tivemos foi dia 15 de março de 2019. De lá para cá, veio um ou outro ônibus, depois que deu uma acalmada;Em2019 e começo de 2020 – por conta dos decretos - não vinha ninguém mesmo”, pontua.

Horários das Romarias

Os atendimentos aos peregrinos, nos dois domingos, ocorrem a partir das 6h. Eles são recepcionados com um café da manhã. Às 8h15, tem a recitação do terço e, na sequência, por volta das 9h, acontece a missa dos romeiros.

Além disso, o evento conta com mais atividades religiosas. Quando chegam mais de três ônibus, é organizada uma procissão com o manto de Nossa Senhora, no qual são bordados os nomes dos devotos que fazem parte da campanha. É feita, também, uma decoração no andor que carrega a imagem da Mãe do Rocio.

“É feita uma procissão pequena, na parte de baixo aqui da praça. E, no retorno dessa procissão, mais ou menos 10h40, tem a consagração e benção, que são feitas em frente à gruta. Às 11h tem a próxima missa e, 11h30,começamos a servir o almoço. A maioria deles, que vem em romaria, toma o café da manhã e almoça. A gente faz um valor simbólico, bem acessível”, complementa Valéria Wapiniki.

Matando a saudade

Nos dois últimos anos, o silêncio da igreja e as ruas sem ônibus de excursão se transformaram em um momento triste, tanto para a comunidade do Santuário quanto para os devotos de Nossa Senhora do Rocio. Com essa mudança de cenário pandêmico, por conta da chegada das vacinas contra à Covid-19, o clima entre os membros da igreja–para receber pessoas de vários cantos do Brasil – é de alegria e satisfação.

“A hora que eles vêm para as romarias, fica um domingo tão diferente. A sensação que dá é a seguinte: a mãe tem vários filhos, só que alguns moram perto e os outros longe. Entretanto, eles se organizam para visitá-la, até mesmo no dia do seu aniversário. Então, é aquela alegria, pois - os filhos que estão em casa com a mãe - preparam tudo para receber os irmãos que estão em outro lugar. É muito gratificante você ver aquele pessoal de tantos lugares, vindo visitar o santuário. É contagiante”, comemora a responsável pelo calendário de Romarias.

Para o Rocio, as Romarias tornam Nossa Senhora cada vez mais conhecida. Inclusive, o reitor do Santuário irá retomar as peregrinações com a imagem da santa até as Dioceses. Com isso, aumenta – também – as visitas na comunidade religiosa da Padroeira do Paraná.

Quer participar da Romaria?

Os interessados em participar da Romaria devem entrar em contato com o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, por meio do endereço eletrônico: peregrinaçã[email protected]; ou pelos telefones: 41 3423-2020 / 41 9 8730-6701.