Secretário-executivo da CNBB preside sexta novena em louvor à Nossa Senhora do Rocio

12/11/2020

O secretário-executivo do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Valdecir Badzinski, presidiu a sexta novena celebrada ontem (quarta-feira), em louvor à Nossa Senhora do Rocio. Segundo ele, estar em Paranaguá é uma grande responsabilidade.

“Eu vinha rezando enquanto me dirigia à Paranaguá e já sentia o grau da responsabilidade. Nossa Senhora do Rocio, ao ser invocada pela comunidade e pelos paranaenses, tem um olhar tão amplo. O nosso Paraná passa por tantas limitações e dificuldades e nós, pela nossa fé, sabemos que Ela não deixa a desejar e cuida como uma mãe que zela pelo seu filho predileto. Por isso eu sinto a mesma responsabilidade em estar hoje aqui para rezar com a mesma responsabilidade por todos os paranaenses, independentemente de sua fé ou crença", declarou Padre Valdecir.

A programação religiosa da 207ª Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rocio conta com celebrações diárias presenciais em oito horário diferentes, sendo três deles com transmissões pelas redes sociais do Santuário Estadual. As missas realizadas às 19 horas são presididas por Bispos de Curitiba, Campo Mourão, Palmas, Francisco Beltrão, Londrina, Umuarama, Ponta Grossa, Maringá, São José dos Pinhais, União da Vitória e de Paranaguá.

Hoje, dia 12, Dom Sergio Arthur Braschi, Bispo da Diocese de Ponta Grossa presidirá a novena que tem como tema ‘Mãe do Rocio, intercedei pelas autoridades e governantes”.

Novenário
O novenário dedicado à Padroeira do Paraná seguirá até o dia 14 com celebrações presenciais e online. O tema geral da festa deste ano é “Mãe do Rocio, intercedeis por nós” e em cada novena as orações serão dirigidas a um propósito diferente: pelos devotos, pelas famílias, pelos peregrinos, pelos falecidos, pelos enfermos, pelas vocações, pelas autoridades e governantes, pela paz mundial e pelos trabalhadores.

As novenas serão celebradas nos seguintes horários: às 5, 6, 8, 10, 14, 16, 18 e 19 horas. As Transmissões pelas redes sociais do Santuário serão às 6, 16 e 19 horas. As transmissões serão pelas páginas do Santuário no Facebook: (https://www.facebook.com/santuarioestadualdorocio) e no Youtube (Santuário do Rocio Paranaguá)

DIA 12.11 (Quinta-feira): 7º Dia da Novena
Tema Mãe do Rocio, intercedei pelas autoridades e governantes.
19h - Missa e Novena (Dom Sergio Braschi - Diocese de Ponta Grosa)

DIA 13.11 (Sexta-feira): 8º Dia da Novena
Tema Mãe do Rocio, intercedei pela paz mundial
19h - Missa e Novena (Dom Celso Antonio Marchiori - Diocese de são José dos Pinhais)

DIA 14.11 (Sábado): 9º Dia da Novena
Tema Mãe do Rocio, intercedei pelos trabalhadores.
19h - Missa e Novena (Dom Walter Jorge Pinto - Diocese da União da Vitória)

Padroeira do Paraná
A festa religiosa dedicada à Nossa Senhora do Rocio – declarada Padroeira do Estado do Paraná em 1977 – está entre as maiores manifestações da fé católica no Brasil e acontecerá entre os dias 01 e 16 de novembro. A data em homenagem à Padroeira é comemorada no dia 15. Sua devoção teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1648. Em 2020 o Santuário em homenagem à Virgem Padroeira completa 100 anos de existência.