SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

10/06/2020

A Solenidade de Corpus Christi é celebrada na Igreja desde o Séc. XIII quando o Papa Urbano IV outorga por meio da bula papal Transiturus de hoc mundo (1264) a celebração da referida festa com uma liturgia quase toda composta com orações e cantos feitos por São Tomás de Aquino.

Desde então, a solenidade é composta por três momentos: Santa Missa, Procissão pelas ruas e Adoração ao Santíssimo Sacramento. No Brasil, a festa ganha mais contornos com a tradição de enfeitar as ruas com tapetes confeccionados por fiéis para que Jesus Eucarístico conduzido pelos Ministros Ordinários passe abençoando as cidades e seu povo.

No entanto, em consideração a atual faze que estamos vivendo no mundo todo, a pandemia COVID-19, e resguardando a dignidade da vida juntamente com o pedido dos órgãos governamentais, o Excelentíssimo Bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron, em conformidade com as normas expedidas para as celebrações eucarísticas com o povo de Deus, no uso de suas atribuições, presidirá a Celebração Eucarística com os padres da cidade de Paranaguá na Catedral Nossa Senhora do Rosário nesta quinta-feira às 17h30, sem a presença dos fiéis.

Para que o Povo de Deus não fique sem a Santa Missa e não tenha aglomeração de pessoas, neste dia especial, algumas paróquias terão suas celebrações com a presença dos fiéis. No Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio teremos celebração da solenidade de Corpus Christi às 9h resguardando as medidas para prevenção do COVID-19. A celebração da manhã não terá a tradicional procissão.

A profissão acontecerá após a solene celebração das 17h30 com o Bispo será transmitida pelas redes sociais da Diocese e pelas rádios 104 FM e web rádio Nova Arca, sendo precedida pela carreata, por volta das 18h30, que cortejará Jesus Eucarístico pelas ruas da cidade de Paranaguá tendo início na Catedral e finalizando na Praça da Fé em frente ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio com a benção do Santíssimo.

O trajeto da carreata será conduzido pelo carro principal onde estará Dom Edmar Peron e Jesus no Santíssimo Sacramento fará duas paradas, a primeira, no Hospital Regional e a segunda no Hospital Paranaguá. Desta forma Jesus abençoa todos que trabalham nestes locais como também nossos doentes, não só destes locais mais do mundo todo.

A benção do Santíssimo na Praça da Fé será conduzida pelo Bispo onde todos os fiéis são convidados a permanecer em seus veículos para receber a benção de Jesus no Santíssimo Sacramento.

Que feliz seria também eu, Senhor, se daqui em diante não encontrasse maio prazer do que estar sempre diante de vós ou ao menos pensando sempre em vós que, nesse Santíssimo Sacramento, estais pensando continuamente em mim e na minha felicidade” (Sto. Afonso de Ligório).