top of page

Após 20 anos, novo padre redentorista é ordenado no Santuário do Rocio

Atualizado: 24 de mar.

Paraguaio Lyle Diaz Rodriguez foi ordenado sacerdote na casa da Rainha e Padroeira do Paraná


No último sábado (15), o Santuário do Rocio foi palco de um momento de grande fé e alegria para a comunidade. O diácono Lyle Diaz Rodriguez, após anos de formação, consagração e serviço ao Senhor, foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de Dom Geraldo de Paula Souza, CSsR, bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói (RJ).


Diante de um Santuário lotado de fiéis, que se reuniram para vivenciar este momento de grande espiritualidade, Lyle foi apresentado a Dom Geraldo como digno para a escolha à ordem do presbiterado. Esse momento marcou a formalização do chamado de Lyle para o sacerdócio, diante da comunidade que o acompanhou em sua caminhada vocacional.


No início da missa, Dom Geraldo destacou a alegria de estar em Paranaguá para celebrar com o povo de Deus a graça deste novo ministério. “Hoje, pedimos as bênçãos e a graça de Deus pela ordenação do nosso irmão Lyle. Exalto a alegria de podermos nos encontrar aqui, como missionários redentoristas e como Igreja, como povo de Deus”, afirmou o bispo.


Este momento marcou um novo capítulo para a Congregação do Santíssimo Redentor, que agora conta com um novo padre para guiar e inspirar todos os fiéis. “Queremos colocá-lo nas mãos de Nossa Senhora do Rocio, a Mãe do Divino Orvalho. Que este orvalho caia sobre nosso irmão Lyle, para que, como uma semente, ele possa crescer como uma grande árvore que continue a dar muitos frutos ao longo da sua missão”, continuou Dom Geraldo.


Ao lado dos pais, Aquiles e Elvira Diaz, e dos irmãos, o diácono ouviu Dom Geraldo refletir sobre toda a sua trajetória vocacional, que teve início ainda no Paraguai, quando entrou no seminário aos 18 anos de idade. “Como missionários do Redentor, somos sempre chamados a sermos fortes na fé, anunciando e testemunhando a Boa Nova aos mais necessitados”, pregou o bispo.


Os pais do padre Lyle, Sr. Aquiles Diaz e Sra. Elvira Diaz | Imagem: Comunicação/Santuário do Rocio
Os pais do padre Lyle, Sr. Aquiles Diaz e Sra. Elvira Diaz | Imagem: Comunicação/Santuário do Rocio

Durante a celebração, o futuro padre se deitou no chão para o momento chamado de Prostração. Este gesto é um sinal de humildade e de total entrega do neossacerdote a Deus e à Igreja. Logo depois, em profunda oração, foi feita a imposição das mãos do bispo e dos demais presbíteros, pedindo pelo Dom do Espírito Santo para o munus presbiteral, ou seja, a oferta da vida sacerdotal a serviço da Igreja e do povo de Deus.


A unção das mãos finalizou o rito de ordenação ao ministério. Com as mãos estendidas, o agora padre Lyle caminhou por toda a igreja entre os fiéis, sendo finalmente apresentado à comunidade como sacerdote.


O Padre Edésio Borges, CSsR, do Governo Geral da Congregação Redentorista, falou em nome do Padre Edilei Rosa Silva, CSsR, primeiro superior provincial da Província Redentorista de Curitiba. Padre Edilei não esteve em Paranaguá por conta de uma outra ordenação presbiteral que ocorreu em Belém (PA). “Em nome da Província de Curitiba, queremos desejar as boas-vindas ao padre Lyle, que agora integra a nossa equipe missionária como sacerdote. Também agradeço a Dom Geraldo, que aceitou o convite para estar aqui em Paranaguá”, disse.


Ao final da Santa Missa, padre Lyle compartilhou com a comunidade um lema que irá guiá-lo em sua caminhada sacerdotal: “Em tudo quanto o fizerdes, fazei-o de coração” (Cl 3, 23). “Este foi o lema que escolhi para a minha ordenação e este lema vai me acompanhar pela minha vida apostólica”, comentou.Lyle também expressou sua profunda gratidão à Mãe do Rocio, a quem foi apresentado por seu formador, Padre Joaquim Parron, CSsR, em 2017. “Desde então, ela me ampara com o seu manto protetor”, finalizou o neossacerdote.


Veja abaixo alguns registros da ordenação:



Ordenação quebra “jejum” de mais de vinte anos

O Santuário do Rocio, que carrega uma história profunda de devoção e fé, não acolhia uma ordenação de um padre redentorista há 21 anos. A última vez que um redentorista foi ordenado nesse local foi em setembro de 2003, quando Padre Sérgio Sviental Campos recebeu o sacramento da ordenação.


Primeira Celebração

No domingo (16), o agora padre Lyle Diaz Rodriguez, CSsR, presidiu sua primeira missa, uma celebração também realizada no Santuário do Rocio, com a participação de todos aqueles que testemunharam sua ordenação. A primeira missa é um momento único, onde o padre, agora ordenado, pode compartilhar o Cristo com a comunidade de maneira ainda mais íntima e profunda.


Neossacerdote presidiu a primeira missa no último domingo (16), no Santuário do Rocio. | Imagem: Youtube/TV Rocio
Neossacerdote presidiu a primeira missa no último domingo (16), no Santuário do Rocio. | Imagem: Youtube/TV Rocio

A primeira missa do Padre Lyle foi concelebrada pelo Padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário do Rocio. Durante a reflexão sobre o Evangelho (Lc 9, 28b-36), o reitor fez votos de que o Padre Lyle siga com firmeza na missão de propagar o Evangelho. “Que você caminhe a cada dia, com o Santíssimo Redentor e com a proteção de Nossa Senhora, carregando a sua cruz, sempre com passos firmes. Que o Espírito Santo te conduza e obrigado por ter escolhido o Santuário do Rocio para esta linda celebração da sua ordenação e para a sua primeira missa”, afirmou o Padre Dirson.


“Que você caminhe a cada dia, com o Santíssimo Redentor e com a proteção de Nossa Senhora, carregando a sua cruz, sempre com passos firmes", afirmou o reitor do Santuário, Pe. Dirson Gonçalves, CSsR. | Imagem: Youtube/TV Rocio
“Que você caminhe a cada dia, com o Santíssimo Redentor e com a proteção de Nossa Senhora, carregando a sua cruz, sempre com passos firmes", afirmou o reitor do Santuário, Pe. Dirson Gonçalves, CSsR. | Imagem: Youtube/TV Rocio
Uma vocação que cruzou fronteiras

Padre Lyle Diaz Rodriguez é natural de Bella Vista Norte, uma cidade do Paraguai que faz divisa com o Mato Grosso do Sul, no Brasil. Foi lá que começou o chamado de Lyle para a vocação sacerdotal. Ele compartilhou, em diversas ocasiões, como esse local e a conexão com a Igreja Católica em sua terra natal foram fundamentais para o despertar do seu desejo de servir a Deus.


Sua busca pelo sacerdócio o levou a procurar a província de Campo Grande, onde teve um encontro que mudaria sua vida: o Padre Dirson Gonçalves, CSsR, hoje reitor do Santuário do Rocio, foi quem o acolheu e acompanhou todo o processo de formação.Esse acompanhamento de Padre Dirson foi essencial para Lyle em sua caminhada vocacional. Foi com o apoio e orientação do Padre Dirson e de outros confrades redentoristas que ele deu passos decisivos até sua ordenação.


Durante o programa “Bom Dia Litoral”, exibido pela TVCI na última sexta (14), Lyle compartilhou a história sobre sua vocação. Ainda adolescente, ele participou de um encontro vocacional que o fez perceber com clareza o chamado para o sacerdócio, um momento decisivo que despertou a vocação que ele tanto procurava.


Ainda diácono, Lyle compartilhou com os telespectadores sua história de discernimento e chamado à vocação sacerdotal. | Imagem: Youtube/TVCI.
Ainda diácono, Lyle compartilhou com os telespectadores sua história de discernimento e chamado à vocação sacerdotal. | Imagem: Youtube/TVCI.

Desde sua época de seminarista, Lyle tem se envolvido ativamente com a comunidade de Paranaguá, participando das festividades religiosas que acontecem no Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Essas vivências ao longo dos anos, tanto como seminarista quanto como diácono, fortaleceram ainda mais seu vínculo com os parnanguaras, tornando a Cidade Mãe do Paraná um marco em sua trajetória vocacional. “Desde que pisei em terras parnanguaras, essa devoção entrou no meu coração pra ficar”, disse.

A decisão de realizar a ordenação em Paranaguá não foi apenas uma escolha pessoal, mas também profundamente influenciada pela importância do apoio de sua família. “Eu sempre venho em novembro para as festas da padroeira. Com isso, minha devoção foi só aumentando. O Santuário do Rocio foi escolhido primeiro pela devoção e depois pela aceitação que encontrei com o povo também, porque, quando ainda era diácono, muitas pessoas conversaram comigo para que eu cogitasse ser ordenado aqui”, contou.


Lyle destacou como o apoio incondicional de seus familiares foi fundamental para essa decisão. “Desde o começo, meu apoio vocacional sempre foi positivo. Em todos os meus propósitos, minha família sempre me apoiou e sempre me dá este voto de apoio, de que tudo caminhará bem”, explicou.


___ Por Luiz Fernando Hanysz Assessoria de Comunicação do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Comments


bottom of page