Coroinhas e acólita recebem investidura no Santuário do Rocio

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio realizou no domingo (15) a investidura de sete novos coroinhas e de uma acólita. O momento especial foi acompanhado por familiares, amigos e padrinhos.

Os jovens servidores do altar foram acolhidos na Santa Missa das 19h, presidida pelo Missionário Redentorista e reitor do santuário, padre Dirson Gonçalves. Na celebração, o reitor destacou a alegria e a importância de formar novos servidores para estarem a serviço da igreja aonde quer que estejam.

Imagem: Santuário do Rocio

Para a coordenadora da Pastoral dos Servidores do Altar, Elaine Batista, a formação é necessária para que os jovens tenham conhecimento litúrgico e dos símbolos da igreja.

"A importância de ser coroinha cedo é passar a ter um contato mais próximo com as palavras de Deus, porque está servindo a comunidade durante um momento único que é a celebração da Santa Missa. Ser coroinha ou Acólito é também servir a Deus participando dos mistérios de Cristo , além de viver na fé principalmente que está junto ao altar", disse.

Coroinhas são crianças e adolescentes entre 07 e 14 anos, já os acólitos são jovens entre 14 e 25 anos. Após os 25 anos de idade, aqueles que sentirem o chamado de Deus, podem servir como cerimoniário.

Quais as principais funções dos servidores?

Os servidores são responsáveis de exercer as funções conforme a liturgia como, por exemplo, carregar a cruz, velas ou tochas nas procissões; de turiferário, garantindo que o turíbulo tenha carvão vivo, carregando-o com incenso e o entregando ao sacerdote, segurar o microfone para o presidente da celebração, entre outras.