Nesta quarta (06), aconteceu a primeira Missa e Novena em honra a Nossa Senhora do Rocio. A celebração das 19 horas foi presidida por dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB. Além do arcebispo, concelebraram padre Dirson Golçalves, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, além de outros missionários redentoristas vindos de outras cidades do Brasil.
O novenário contou com presença maciça dos fiéis. Em grande número, aqueles que não puderam estar na parte interna do Santuário acompanharam a missa através de um telão instalado em frente a igreja.
Durante a homilia, dom Geremias enfatizou o tema do Jubileu ordinário de 2025 - "Peregrinos da Esperança" - destacando que esta mesma esperança se aflora nos fiéis por intercessão de Nossa Senhora. "Vamos lembrar da esperança que Nossa Senhora do Rocio trouxe àqueles devotos no início da sua história. Que ao olhar para a Virgem do Rocio, possamos continuar manifestando esta esperança. Esperança de conversão e de um mundo melhor", reiterou dom Geremias.
Abertura do novenário de 2024
Em entrevista exclusiva à equipe de comunicação do santuário, Dom Geremias compartilhou a alegria de poder celebrar junto aos devotos da Mãe do Divino Orvalho. "A Regional Sul 2 tem, em primeiro lugar, a honra de ter Nossa Senhora do Rocio como padroeira. É também uma alegria poder celebrar com a comunidade e falar da centralidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que a nossa fé seja sempre mais cristológica, para que tenhamos um seguimento profundo de Nosso Senhor", afirmou.
O arcebispo de Londrina também ressaltou a presença de outros bispos que virão a Paranaguá. Na condição de Santuário Estadual, o Rocio acolhe com alegria presbíteros de várias cidades, que irão presidir as celebrações das 19 horas ao longo deste novenário.
"Há muitos anos, os bispos vêm se esforçando para espalhar a fé e sobretudo o significado da devoção a Nossa Senhora do Rocio. Esperamos que o Santuário siga como este centro de evangelização, fazendo a diferença na vida das pessoas", comentou dom Geremias.
Paróquias convidadas e bênção ao casal festeiro
Durante todos os dias do novenário, o Santuário receberá paróquias da diocese de Paranaguá que foram convidadas para participar das celebrações. Neste primeiro dia, recebemos as paróquias Santa Josefina Bakhita e a paróquia São Cristóvão, de Paranaguá.
O casal festeiro, Clynton e Janaína Mantovani receberam uma bênção especial de dom Geremias Steinmetz. O casal é responsável pela organização da Festa do Rocio, que em 2024 chega à 211ª edição.
Dando sequência à programação do novenário, na quinta (07), às 19 horas, a Santa Missa será presidida pelo bispo da Diocede de Guarapuava, dom Amilton Manoel da Silva. Serão recebidas como convidadas as paróquias Nossa Senhora da Paz, de Paranaguá e Nossa Senhora do Bom Sucesso, de Guaratuba. Também serão acolhidos os seminários diocesanos Senhora do Rocio e o Seminário Propedêutico São João XXIII.
A programação completa da 211ª Festa de Nossa Senhora do Rocio pode ser encontrada no site oficial e nas redes sociais do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
Comments