Arcebispo emérito de Salvador (BA) volta ao Paraná após 11 anos para participar das celebrações no Santuário
Mais uma vez, os fieis que estiveram no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá (PR) manifestaram a fé e a devoção à Mãe do Divino Orvalho. O sétimo dia de novenário aconteceu nesta terça (12) e a celebração foi presidida por dom Murilo Krieger, SCJ, arcebispo emérito de São Salvador da Bahia. A casa da Mãe do Rocio também acolheu as comunidades das paróquias São Pedro Apóstolo e Santana, de Matinhos, (PR). As paróquias São João Batista, de Campina Grande do Sul (PR) e Nossa Senhora do Porto, de Morretes (PR) também estiveram entre as comunidades visitantes.
O Evangelho do Dia (Jo 10,27-30) versou sobre o Bom Pastor, aquele que conhece, que guarda e que ama suas ovelhas. A homilia de dom Murilo refletiu sobre a necessidade do povo em estar mais perto de Jesus. “Estamos aqui porque amamos Jesus porque queremos conhecê-lo melhor e sabemos que a mãe dele, Nossa Senhora do Rocio, melhor do que ninguém pode nos ensinar quem é Jesus e como podemos nos tornar discípulos fieis”, explicou.
“Jesus continua fazendo o mesmo que fez com os apóstolos. Ele não chama pessoas prontas, já santas e sábias, mas prepara as que ele chama e que se deixa conduzir por ele”, prosseguiu o bispo.
“Vivemos num mundo que perdeu a capacidade de escutar. Vimos manifestações de ódio e egoísmo, que nos assustam. Com isso, deixamos de dar atenção aos problemas que há muito tempo já poderiam ter sido resolvidos: a fome, a falta de teto daqueles que vivem nas ruas, a falta de saúde e atenção aos que padecem abandonados, num país que é invejado por suas abundantes riquezas”, alertou dom Murilo.
Por fim, o arcebispo emérito de Salvador fez um convite aos fieis. “A resposta de Jesus Cristo para esses problemas é a mesma que ele deu há mais de 2 mil anos atrás: Amar a Deus de todo o coração, com todas as forças e amar ao próximo como a nós mesmos”, finalizou.
Em entrevista concedida à comunicação do Santuário, dom Murilo celebrou a alegria de estar novamente no Paraná, estado onde viveu por 11 anos. “É com muita alegria que venho a este Santuário tão querido. Hoje eu venho rezar pelo povo desse estado, pelos devotos de Nossa Senhora e pedir a proteção da Mãe do Rocio para o país tão necessitado em que vivemos”. Ao final da conversa, dom Murilo deixou um convite aos fieis. “Venha ao Santuário da Mãe que ela vai, sem dúvidas, te fazer chegar mais perto de Jesus Cristo”, exclamou.
Amanhã (13), a Missa e Novena das 19 horas contará com a presença de Dom Celso Antônio Marchiori, bispo diocesano de São José dos Pinhais (PR). Como forma de reconhecer aqueles que se dedicam à vida religiosa, o Santuário do Rocio acolherá comunidades de vida consagrada. Como visitantes, serão recebidas comunidades terapêuticas e comunidades de vida.
Comments