top of page

“Luz que nos conduz a Salvação!”: Dom Sergio Braschi preside missa do 4º dia do novenário



O quarto dia de novenário chegou ao fim. Apesar da fina garoa que caiu sobre Paranaguá na noite de sábado (09), os fiéis que não conseguiram espaço dentro da igreja foram acomodados na estrutura montada em frente ao Santuário, com um telão que projeta imagens das celebrações. Dom Sergio Braschi, bispo emérito da Diocese de Ponta Grossa, foi quem presidiu a missa e novena que aconteceu no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.



Dom Sergio Braschi, bispo emérito de Ponta Grossa.


A missa das 19 horas foi transmitida ao vivo nas redes sociais do Santuário do Rocio e marcou o término de uma programação que contou com a realização da 1ª Romaria dos Caminhoneiros, a 3ª Romaria das Crianças e a 12ª Procissão Ciclística. A comunidade acolhida como visitante foi a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, de Antonina (PR).


O 4º dia de novenário levou aos fiéis o tema “Luz que nos conduz a Salvação!” e também foi marcado pela celebração da festa da Dedicação da Basílica de Latrão, em Roma, tida como a mãe de todas as igrejas. Na mesma data, a Congregação do Santíssimo Redentor comemora 292 anos de fundação. Os conhecidos Missionários Redentoristas são responsáveis pela administração do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio há mais de 70 anos.


Na homilia sobre o Evangelho do Dia (Jo 2,13-22), dom Sergio destacou a importância dos romeiros que visitam o Santuário do Rocio, como os “Peregrinos da Esperança”, tema escolhido para reger o Jubileu da Esperança 2025. “Nós estamos vivendo a novena da Mãe do Rocio num momento muito especial da vida da Igreja, o ‘ano da oração’. Vir a um Santuário como esse e participar em romaria, não deixa de ser uma peregrinação. É um movimento de oração”, disse.


O bispo emérito de Ponta Grossa também aproveitou o discurso aos fiéis para trazer um breve histórico da devoção a Nossa Senhora do Rocio, declarada como Padroeira do Paraná pelo Papa Paulo VI, no ano de 1977. Após o contexto histórico, dom Sergio motivou os fiéis a reforçarem a devoção à Virgem Maria, invocada sob o título de Nossa Senhora do Rocio. “Leve esta firme invocação à Mãe do Rocio. Assim fazemos crescer o amor pela Rainha e Padroeira do Paraná. Nós devemos formar uma só família, deixando para longe o ódio, a intolerância e as guerras. Rezemos aos pés da Mãe do Rocio para alcançarmos esta graça”, completou.



Novena teve como lema “Luz que nos conduz a Salvação!

Em entrevista concedida antes da Santa Missa, dom Sergio compartilhou de modo particular a devoção que a Nossa Senhora do Rocio, desde muito jovem, quando  foi curado de uma pneumonia por intercessão da Mãe do Divino Orvalho. “Nasci em Curitiba mas desde os cinco anos de idade frequento o Santuário. Como padre e depois como bispo, sempre acompanhei o envolvimento de todas as dioceses do Paraná no crescimento desta devoção”, contou.


Na conversa que antecedeu as celebrações, o bispo também deixou um recado a todos os participantes da 211ª Festa do Rocio. “Que sigamos crescendo nessa devoção e nos lembrando da preparação para o Jubileu de 2025. Que a gente possa contribuir no crescimento do amor à Nossa Senhora do Rosário do Rocio. A Mãe do Divino Orvalho derrama suas bênçãos por todo o Paraná”.


No domingo (10), quinto dia de novenário, o Santuário do Rocio recebe dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba para presidir a celebração das 19 horas. A Paróquia São Francisco de Assis, de Guaratuba (PR), será recebida como visitante. A programação completa da 211ª Festa de Nossa Senhora do Rocio pode ser encontrada no site oficial e nas redes sociais do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.


190 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page