top of page

“Luz que nos liberta da escuridão”: Dom Bento de Souza, OSB, preside o último dia de novenário

Atualizado: há 19 horas

Monge da Ordem de São Bento encerrou a novena em honra à Virgem do Rocio


A noite desta quinta (14) marcou o final do novenário em honra a Mãe do Divino

Orvalho. Os fieis que estiveram no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio acompanharam o último dia de Missa e Novena em alusão a festa. A celebração foi presidida por dom Bento de Souza, OSB, do Mosteiro da Ressurreição, situado em Ponta Grossa (PR). Foram acolhidas como visitantes as paróquias São João Batista e Nossa Senhora dos Navegantes, ambas da diocese de Paranaguá.



Antes do início da Missa, o monge beneditino estabeleceu uma reflexão sobre o lema da 211ª Festa: Mãe do Rocio, revela-nos a Luz do Mundo. “Nossa Senhora nos dá o Cristo, Luz do Mundo, o Sol Nascente que nos veio visitar. Luz que vem para iluminar as trevas do nosso coração. Ao mesmo tempo em que somos iluminados, também nos tornamos iluminadores, levando o amor de Cristo ao

mundo, comentou.


Dom Bento de Souza ainda deixou uma mensagem aos devotos de Nossa Senhora. “Permaneça firme na fé. Vivemos tempos onde a crise de fé parece ter abraçado todo mundo, inclusive dentro da Igreja. Mas nós devemos renovar nossa fé no poder e no amor do Cristo, podendo ser um sinal vivo da presença dele. Viva a fé até o fim e, se preciso for, que morramos pela fé”, exclamou o bispo.


Na homilia que versou sobre o Evangelho segundo João (Jo 9,1-7. 39-41), dom Bento discursou sobre a passagem da cura de um cego de nascença. “Quando não somos capazes de enxergar com os olhos transfigurados, um olhar sacramental, que nos permite ver como Cristo vê, nossa cegueira se tornará pior a cada dia. Portanto a Luz de Cristo é um convite à conversão, um chamado para deixar de lado as nossas incertezas e certezas nocivas da nossa vida.”, exclamou. Na sequência, o bispo também mencionou o texto bíblico que versa sobre a metáfora proposta pelo apóstolo Paulo aos efésios, povo que foi enganado e sob a influência do paganismo perverso (Ef 5,8-14).


Membros do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná se fizeram presentes para apresentar o gesto concreto de arrecadação de alimentos. Em alusão à edição da Festa do Rocio deste ano, 211 cestas básicas foram levadas ao altar da Igreja pelos trabalhadores durante o ofertório.



A programação religiosa da 211ª Festa do Rocio prossegue com a tradicional Missa

Campal, que será realizada na praça da Fé a partir das 9 horas e será presidida por

Dom Edmar Peron, bispo diocesano de Paranaguá. A missa campal terá transmissão ao vivo em rede nacional pela TV Aparecida, com geração de imagens pela equipe de comunicação do Santuário do Rocio (TV Rocio). Às 15 horas, a missa que será realizada no Santuário também será transmitida ao vivo para todo o Brasil pelas TVs Evangelizar e Pai Eterno.


A partir das 16 horas, terá início a 211ª edição da Procissão de Nossa Senhora do Rocio até a Catedral Diocesana de Paranaguá. Para a noite, a expectativa fica por conta do show musical com o padre Fábio de Melo, que acontece às 21 horas, na praça da Fé. A programação completa da 211ª Festa de Nossa Senhora do Rocio pode ser encontrada no site oficial e nas redes sociais (Youtube e Facebook) do

Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

37 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page