Romaria com a imagem de Nossa Senhora do Rocio reuniu 200 pessoas em São José dos Pinhas

Imagem: Santuário do Rocio

A fé e a devoção a Nossa Senhora do Rocio percorreu as ruas de São José dos Pinhais, no bairro Contenda, na manhã deste domingo (18). A imagem peregrina da Padroeira do Paraná foi levada pelo reitor do santuário, padre Dirson Gonçalves, até a Capela de Nossa Senhora do Rocio, pertencente à Paróquia de São Sebastião.

A ida da imagem até a Região Metropolitana de Curitiba faz parte da programação de Quaresma da igreja Anualmente, a Santa é levada até o município para que, durante a Semana Santa, em um gesto de penitência e agradecimento, os romeiros desçam a BR-277, a pé, levando a imagem até o Santuário do Rocio, em Paranaguá. A distância entre a capela, em São José dos Pinhais, até a igreja, no litoral do Paraná, é de 102,3 KM, um trajeto que é iniciado na noite da Quarta-feira Santa.

A recepção de Nossa Senhora do Rocio foi realizada às margens da BR-376 e em procissão os devotos seguiram até a capela, local onde foi realizada a Santa Missa, presidida pelo padre Dirson Gonçalves. Durante a homilia, o Missionário Redentorista falou sobre a coragem e determinação dos romeiros em realizar a caminhada até Paranaguá com a imagem peregrina da Padroeira do Paraná. "Não é todo mundo que tem coragem de fazer essa caminhada de fé e descer a BR-277, uma estrada tão perigosa, a pé, mas vocês fazem esse gesto de fé com a certeza que Deus e Nossa Senhora estão acompanhando", disse.

Imagem: Santuário do Rocio

A devota Juceli Baideski fará o percurso pela primeira vez e falou sobre o chamado a ser peregrina de Nossa Senhora do Rocio.

"Há alguns anos eu venho me programando para ser romeira e eu confesso que a gente sempre coloca empecilhos na frente, mas esse ano eu estou decidida a fazer a caminha até o santuário em Paranaguá. Quando eu soube que Nossa Senhora viria na capela, eu fiz questão de estar aqui. Na hora que o pessoal começou a passar o andor com a imagem eu senti um chamado que deveria estar ali na frente e carregá-la em forma de fé e agradecimento por tudo que tem feito por mim".

Imagem: Santuário do Rocio

A celebração reuniu aproximadamente 200 pessoas na capela. O fundador da capela, Antonio Alves Ferreira, falou com emoção sobre a visita de Nossa Senhora e as homenagens prestadas.

"O sentimento de receber a Mãe aqui é muito intenso e profundo. Desde menino eu tenho devoção a Nossa Senhora, visitei o santuário pela primeira vez em 1959, quando o mar chegava até a gruta, em frente a igreja. Desde aquela época eu tenho uma devoção muito profunda à Ela e quando foi para fundar a nossa capela eu sugeri que fosse com o nome de Nossa Senhora do Rocio.

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, esteve presente na celebração e destacou que a visita da Padroeira do Paraná na região é importante para trazer bençãos para a região. "Que Ela venha trazer bençãos para esse município, para essa paróquia. Muito importante essa romaria, essa peregrinação, levando a fé para as famílias de São José dos Pinhais", disse. Na oportunidade, Nina disponibilizou dois ônibus para que os romeiros possam visitar o santuário.

Prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, participa de celebração na Capela de Nossa Senhora do Rocio

A imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio ficará no município até a Quarta-feira Santa e visitará as famílias da região. Os peregrinos chegaram em Paranaguá para na missa de Quinta-feira Santa, na abertura do Tríduo Pascal.

Confira as fotos: