top of page

Romeiros iniciam peregrinação a pé entre São José dos Pinhais e Paranaguá nesta quarta (16)

Atualizado: há 4 dias

Caminhada de aproximadamente 110 quilômetros é considerada um dos maiores atos de devoção à padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio


Mais de cem quilômetros percorridos a pé, descendo a serra entre São José dos Pinhais (PR) e Paranaguá (PR), inclusive durante a madrugada. Este será o desafio enfrentado por um grupo com mais de 200 devotos vindos da Grande Curitiba em direção ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a partir desta quarta (16). Organizada pela capela Nossa Senhora do Rocio, a caminhada envolve outras seis comunidades da região de Contenda, em São José dos Pinhais (PR).


Antes de partir, os peregrinos acompanham uma Santa Missa de envio que acontece hoje, às 19h, na Paróquia São Pedro (Rua Profa. Olivia Nogueira, nº 261 – São Pedro, São José dos Pinhais). Após a bênção, o grupo principal inicia a caminhada às 20h. Por conta do ritmo mais lento, parte dos romeiros deve partir mais cedo, por volta das 14h.


Embalados por orações e entoando cantos de devoção mariana, os romeiros descem a serra guiados pela imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, que passa de mão em mão ao longo do percurso, feito em grande parte durante a noite e madrugada. A chegada do primeiro grupo de romeiros em Paranaguá está prevista para a tarde desta quinta (17), por volta das 14h. Os demais peregrinos devem chegar no Santuário até às 19h, quando terá início a Santa Missa da Ceia do Senhor (lava pés).


30 anos caminhando com Maria

A manifestação dos devotos nos dias que antecedem a Páscoa já é antiga. Em 2025, a peregrinação até o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio completa 30 anos. Neste ano são previstos 240 peregrinos, sendo que vinte deles farão o trajeto de bicicleta. No início, o grupo de romeiros era pequeno, mas foi tomando forma com o passar dos anos. "Há anos atrás eram apenas dez pessoas. De uns cinco anos para cá a caminhada cresceu bastante, vindo de 100 para mais de 200 devotos em 2025", relata o contador Jocel Woitovicz de França, um dos coordenadores do grupo de fiéis.


No ano passado, a caminhada em direção à Paranaguá reuniu cerca de 200 fiéis. Em 2025, são previstos 240 peregrinos. | Fotos: Comunicação/Santuário do Rocio.


A peregrinação é organizada pela comunidade da Capela Nossa Senhora do Rocio, com apoio do Santuário Estadual. Em Paranaguá, uma equipe médica e espaços para descanso estarão à disposição dos devotos, numa estrutura montada pelo Santuário do Rocio. De acordo com o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, CSsR, este gesto de fé virou uma tradição do Santuário nos dias que antecedem a Semana Santa. “A imagem peregrina é acolhida pelas comunidades de São José no começo da Quaresma e ‘volta pra casa’ nestes dias que antecedem a Ressurreição do Senhor”, afirma o padre.


No ano passado, a caminhada em direção à Paranaguá reuniu cerca de 200 fiéis. Além de orações e pedidos feitos à Nossa Senhora, a caminhada serve também como um ato de gratidão dos devotos pelas graças recebidas. De acordo com o coordenador do grupo, não são raros os peregrinos que fazem a caminhada pedindo pelos familiares. "Este ano uma moça irá pedir pela cura do pai, que fez uma cirurgia e não pode andar. No caminho até o Santuário, os passos dela também serão os passos dele”, conta Jocel.



As caminhadas em honra à Nossa Senhora do Rocio são a principal manifestação de fé e devoção à Padroeira do Paraná. Em novembro, mais de 100 mil pessoas caminham pelas ruas de Paranaguá durante as procissões que fazem parte da Festa do Rocio. Por ocasião do Jubileu da Esperança de 2025, o gesto de visitar um Santuário Mariano também acaba se tornando uma das etapas para se obter a Indulgência Plenária, atribuída especialmente durante o Jubileu da Igreja Católica, que acontece a cada 25 anos.



Seja qual for o percurso, muitos fieis participam das procissões para fazer pedidos e também para agradecer as graças recebidas por intercessão da Mãe do Divino Orvalho.


___

Por Luiz Fernando Hanysz

Assessoria de Comunicação do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Comentários


bottom of page