A 211ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, foi uma das maiores da história. Com o tema “Mãe do Rocio, Revela-nos a Luz do Mundo”, que refletiu os mistérios luminosos do rosário, os devotos experienciaram de forma profunda a espiritualidade e o amor de Jesus Cristo revelado através de Nossa Senhora.
A solenidade da Troca do Manto, realizada no dia 03 de novembro, abriu oficialmente a programação religiosa da festa. Com o santuário lotado e a Praça Thomas Sheehan repleta de devotos acompanhando a celebração, Nossa Senhora do Rocio foi adornada com um manto produzido com cristais Swarovski, pesando mais de 1,56 kg.
A cerimônia emocionou os fiéis e o reitor do santuário, padre Dirson Gonçalves, CSSsR, que, na ocasião, destacou que todo esforço realizado pela Casa da Padroeira do Paraná vale a pena. “Eu me emocionei muito, principalmente ouvindo os relatos de bênçãos e graças que as pessoas conseguem através da devoção a Nossa Senhora do Rocio. A gente percebe que assim: vale a pena esse santuário? Vale! Vale a pena essa devoção? Vale, porque graças acontecem, milagres acontecem. Tem muita coisa acontecendo na vida de fé das pessoas”, disse o redentorista.
Em números, a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio superou as expectativas dos organizadores. Entre os dias 03 e 17 de novembro, da cerimônia da Troca do Manto até o dia do sorteio do Show de Prêmios da Padroeira, cerca de 500 mil pessoas passaram pelo santuário, seja para visitar a igreja, participar das celebrações ou na parte social instalada na Praça da Fé.
Para o casal festeiro, Janaina Mantovani e Clynton Mantovani, o sucesso do evento é atribuído, também, ao engajamento das equipes pastorais e de voluntários atuantes na igreja. “As 15 equipes se engajaram muito e entregaram o máximo de si para que os números fossem superiores às outras festas, para que todos os devotos que viessem ao santuário se sentissem acolhidos, porque a acolhida é primordial para que as pessoas sintam vontade de voltar. Eu e a Janaina estávamos em todos os processos, em todas as pontas da festa, seja na parte financeira, na parte estrutural, na cultura, enfim, em todos os movimentos nós estivemos próximos, sempre respeitando as pessoas e tentando resolver da melhor forma possível alguns pontos que a gente entendeu que para o ano de 2025 a gente precisa melhorar”, disse Clynton.
Durante o programa “Diário do Rocio”, apresentado pelo padre Dirson, o casal expressou a emoção em organizar esse momento especial. “Pra nós foi um desafio gigante pela grandeza da festa, que é uma das maiores do Sul do país, e por ser a primeira vez de um casal coordenador foi um impacto porque nós nunca organizamos nenhum evento. Podemos dizer que a festa, em conjunto com as equipes e funcionários, foi um sucesso. Pra nós foi um desafio, mas, também, uma satisfação grande porque nós fazemos parte desse santuário. O próprio tema diz ‘Mãe do Rocio, Revela-nos a Luz do Mundo’ e essa Luz nos acompanhou durante a festa”, ressaltou o organizador.
O reitor do santuário disse que “a festa foi marcante, surpreendente e inesquecível. Foi a festa da superação de tudo que já tivemos”.
A festa envolveu mais de 200 pessoas, entre funcionários, membros de pastorais e voluntários.
Novenas
Para que todos os devotos tivessem a oportunidade de participar do novenário em honra a Nossa Senhora do Rocio, o santuário disponibilizou seis horários de celebrações: 06h, 09h, 12h, 14h, 16h e 19h.
A novena das 09h foi dedicada aos estudantes. Durante os nove dias, escolas da Diocese de Paranaguá foram convidadas para participar da celebração. Os estudantes realizaram doações de leite, fraldas geriátricas e alimentos não perecíveis para instituições atendidas pelo santuário.
As missas e novenas solenes, realizadas às 19h, reuniram paróquias e santuários convidados do litoral e foram presididas por bispos de várias regiões do Paraná e um de Salvador (BA).
Durante os nove dias, a estimativa é que mais de 52 mil pessoas tenham acompanhado o novenário dentro do santuário e na estrutura montada com telão na Praça Thomas Sheehan.
Procissões
Nos três finais de semana de festa, os moradores de Paranaguá presenciaram a manifestação de fé dos devotos da Padroeira do Paraná pelas principais ruas da cidade. Dentro da programação religiosa, foram realizadas a 10ª Cavalgada da Fé, o 1º Passeio Pet, a 4ª Moto Romaria, a 3ª Romaria das Crianças, a 1ª Romaria dos Caminhoneiros, a 19ª Procissão Marítima, a 12ª Procissão Ciclística, a 18ª Procissão Motorizada, o 2º Sobrevoo com a Mãe do Rocio, a 211ª Procissão Solene de Ida e a Procissão Luminosa de Retorno, que somaram aproximadamente 200 mil pessoas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Paranaguá, mais de 100 mil pessoas participaram da 211ª Procissão Solene de Ida até a Catedral Diocesana. Já na Procissão Luminosa de Retorno, o santuário estima que ao menos 50 mil devotos estiveram reunidos para trazer Nossa Senhora do Rocio à sua casa.
“Esse ano nós tivemos 11 procissões que deram a oportunidade de os devotos expressarem a gratidão à Mãe do Rocio dentro do seu ciclo de convivência. Nessa edição, tivemos pela primeira vez o Passeio Pet, que foi um sucesso, e a 1ª Romaria dos Caminhoneiros, que reuniu mais de 120 veículos. Todos tiveram espaço dentro da festa para manifestar a sua fé”, disse o reitor do santuário.
Shows
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Paranaguá e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULTUR), a 211ª Festa Estadual da Padroeira do Paraná contou com os shows da dupla Manu e Gabriel, dos cantores sertanejos João Bosco e Vinícius e com o show católico do padre Fábio de Melo.
O casal Manu e Gabriel subiu ao palco na Praça da Fé no dia 08 de novembro e animou o público presente com um repertório de músicas eclético. Os cantores foram recebidos pelo reitor do santuário e se emocionaram ao receber a imagem de Nossa Senhora do Rocio de presente.
Já a dupla João Bosco e Vinícius reuniu 15 mil pessoas em um show com músicas clássicas do sertanejo. A apresentação aconteceu no dia 14 de novembro.
A dupla agradeceu o convite e destacou que foi um prazer retornar a Paranaguá. “Para nós é um prazer muito grande estar participando pela primeira vez desta festa. Nós sabemos que a galera de Paranaguá e região espera o ano todo para este evento. Obrigado a todos os envolvidos e a Prefeitura que nos deram a oportunidade de participar. Espero que seja a primeira de muitas”, destacou João Bosco.
Vinícius reforçou o agradecimento e contou que a sua mãe é paranaense. “Agradeço mais uma vez pela oportunidade. Eu e João estamos chegando a quase 180 shows, trabalhamos muito no estado do Paraná. Temos um carinho muito grande pelo estado, minha mãe é paranaense. Então, um beijo grande para esse povo que amamos de coração”, concluiu o cantor.
Finalizando a programação de shows, uma multidão acompanhou o show com o padre Fábio de Melo no dia 15 de novembro. Pelo segundo ano consecutivo, o sacerdote esteve na Festa da Padroeira do Paraná e agradeceu a oportunidade de retornar a Paranaguá. “É uma alegria muito grande fazer parte mais uma vez da festa de vocês. Que Nossa Senhora continue conduzindo o nosso coração ao coração de Jesus”, destacou.
De 06 a 13 de novembro, artistas locais também se apresentaram no palco principal e agitaram a noite das famílias que aproveitavam os parques e a praça de alimentação.
Show de Prêmios
Conforme a organização do Show de Prêmios da Festa da Padroeira 2024, as vendas superaram as do ano de 2023. O aumento no número correspondeu a 3.656 cartelas a mais do que no ano passado.
O reitor do Santuário do Rocio e missionário redentorista, padre Dirson Gonçalves, destacou que o Show de Prêmios deste ano tem como objetivo a compra e instalação de ar-condicionado na igreja. “Estou muito feliz porque conseguimos manter a média de vendas dos anos anteriores. Quero agradecer a todos que ajudaram e doaram os prêmios, como o Robson e a dona Vani. Agradeço também à equipe que trabalhou nas vendas. Graças a Deus, tudo foi concluído com sucesso, os ganhadores foram anunciados e agora o objetivo é instalar o ar-condicionado na igreja no próximo ano. Vamos trabalhar para isso.”
Cinco grandes prêmios foram sorteados na noite do domingo (17), sendo eles: um notebook, uma TV de 43 polegadas, R$ 5 mil em dinheiro, uma motocicleta Yamaha Factor 125 cilindradas e um Chevrolet Onix 0 km. Os contemplados são moradores de Paranaguá e Matinhos (PR).
Setor Social
Um dos pilares do Santuário do Rocio são as obras sociais desenvolvidas para a comunidade em situação de vulnerabilidade social.
Durante todo o novenário da Padroeira do Paraná, foram arrecadadas toneladas de alimentos não perecíveis, além de leite e produtos de higiene pessoal, destinados a instituições sem fins lucrativos de Paranaguá e região. Este ano, foram arrecadadas 517 cestas básicas e 662 pacotes de fraldas geriátricas.
Mais de 20 locais receberam doações do Santuário do Rocio provenientes da arrecadação da festa. Entre eles estão a Associação de Catadores de Material Reciclável da Vila Santa Maria, Paróquia São João Batista de Paranaguá, Instituto Palazzolo, Instituição Comunidade Milagre Eucarístico, Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Betel, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Grupo de Apoio à Vida, Comunidade Terapêutica Cristo é o Libertador, Associação dos Moradores do Bairro Jardim Iguaçu, Associação dos Moradores da Vila Marinho, Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário, Igreja Batista Independente (Morro Alto), Asilo São Vicente de Paulo, Centro Terapêutico Monte Tabor, Casa de Recuperação Nova Esperança, Santuário São Francisco das Chagas, Comunidade Terapêutica Adoração para Cristo, Casa de Recuperação Fazenda da Esperança e o Centro de Referência à Assistência Social.
Visitas com a imagem peregrina
A imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio visitou mais de 380 espaços públicos e privados. Entre os locais visitados estão o Porto de Paranaguá, a sede do governo estadual, prefeitura, câmara de vereadores, escolas e empresas.A peregrinação é uma tradição na cidade de Paranaguá no mês de novembro e acontece mediante agendamento com a secretaria do santuário.
Missionários Redentoristas
A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio é organizada e promovida pelos Missionários Redentoristas e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Paranaguá, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, Segurança, Educação, Saúde, Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, além de outros órgãos governamentais, como Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar, e Corpo de Bombeiros.
Na edição de 2024, religiosos vindos do Mato Grosso do Sul, Manaus, Acre, Curitiba e outras regiões estiveram em missão na Casa da Padroeira do Paraná, auxiliando nas visitas com a imagem peregrina, celebrando missas e novenas, além de atenderem confissões.
Transmissões
As celebrações da 211ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio foram transmitidas pelas três principais emissoras televisivas católicas do país: TV Aparecida, TV Pai Eterno e TV Evangelizar.
A missa e novena das 19h, além de serem transmitidas na TV Rocio, também foram retransmitidas pela TV Evangelizar.
No dia da Padroeira do Paraná, 15 de novembro, a Missa Campal Solene das 9h pôde ser acompanhada por fiéis de todo o país pela TV Aparecida, enquanto a celebração das 15h foi transmitida pela TV Pai Eterno e TV Evangelizar.
Além disso, a 211ª Procissão Solene também foi televisionada pela emissora local de Paranaguá, a TVCI, e acompanhada pelo canal do YouTube de outros veículos de comunicação da cidade, como o JB Litoral e a Folha do Litoral News.
A Rádio Difusora de Paranaguá também realizou a transmissão da missa e novena das 06h e 19h, assim como todas as procissões.
Essas transmissões são fundamentais para que fiéis de todo o país possam conhecer e acompanhar a história de Nossa Senhora do Rocio.
A festa em números
Público nas novenas (seis horários): 52 mil pessoas
Público na 211ª Procissão Solene: 100 mil pessoas
Público na Procissão Luminosa: 50 mil pessoas
Público nos shows (Manu e Gabriel, João Bosco e Vinícius e Padre Fábio): 30 mil pessoas
Pessoas envolvidas (membros de pastorais, funcionários e voluntários): 200 pessoas
Visitas com a imagem peregrina: 380 locais públicos e privados
Público geral da festa: 500 mil pessoas
Sou de Maringá.. foi Tudo muito lindo e emocionante.. Viva nossa rainha nossa senhora do rocio..