A estimativa da Coordenação do Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio é de que aproximadamente mil pessoas participaram da romaria deste domingo (15).

Treze ônibus lotados, vans e veículos de passeio, vieram de diversas regiões do Paraná, como: São João do Triunfo, Campo Largo, Colombo, São José dos Pinhais, Apucarana, Bocaiúva do Sul, Assai e Ponta Grossa.

Campo Largo foi a cidade que trouxe o maior número de romeiros, foram mais de 250 pessoas participando do evento. Muitas estavam no Santuário da Mãe do Rocio pela primeira vez, como  é o caso da Iracema dos Santos, devota há mais de 40 anos e que nunca teve a oportunidade de vir até Paranaguá. “Estou aqui pela primeira vez. O santuário é muito lindo, o lugar traz paz. Vim para agradecer às minhas graças alcançadas”, emocionada, disse a dona de casa.

O responsável pela peregrinação vinda de Campo Largo foi o Missionário Pe. Gerson Rodrigues Brasil, da Paróquia Santa Cecília, no bairro Itaqui. Para ele, reunir os devotos da Mãe do Rocio é um momento muito especial. “É a primeira vez que estamos aqui e está sendo um momento único para os devotos e também para mim. Muitos pessoas da nossa paróquia queriam vir aqui e dessa vez deu certo. No próximo ano retornaremos com um grupo ainda maior”, destacou o missionário, que também celebrou a missa das 09h.

Mais de 100 membros do terço dos homens também estiveram presentes nesta romaria. Todos os grupos vindos de Assai, Apucarana, Ponta Grossa e Bocaiúva do Sul se reuniram às 08h15 para rezar o terço. Paranaguá, Antonina e Pontal do Paraná também participaram.

O turismo religioso é um dos segmentos que mais crescem no Brasil e Paranaguá está ganhando espaço nesta modalidade de fomento ao turismo. Segundo Lourdes Olibone, coordenadora de uma van vinda de Curitiba, e que trabalha com viagens a destinos religiosos há mais de 15 anos, os paranaenses estão cada vez mais atraídos pela história de Nossa Senhora do Rocio. “Eu decidi organizar o passeio até aqui, pois também sou devota. Vim para agradecer e trouxe comigo mais pessoas que estão gostando muito do lugar. Só o fato de estar aqui hoje já considero uma graça alcançada.”, contou.

A programação para os dias de romaria é diferenciada. Às 06h há a acolhida aos romeiros e o café da manhã. Na sequência, às 08h15, oração do Santo Terço. Às 09h missa, e às 10h procissão no entorno da Praça da Fé. Já às 10h30 acontece a consagração com benção dos romeiros e objetos de devoção, na sequência, às 11h, a segunda missa. O santuário também oferece um grande almoço aos visitantes e no período da tarde passeios guiados para que os romeiros conheçam Paranaguá.
Para o Reitor do Santuário do Rocio, Missionário Pe. Dirson Gonçalves, o evento foi um sucesso. “O tempo bom nos ajudou e a nossa programação está dando certo. É uma alegria imensa receber estes romeiros”, comemorou.

Os interessados em participar das romarias, devem entrar em contato com o a administração do santuário pelos números  (41) 3423-2020 ou (41) 98730-6701 para cadastrar a sua excursão.

.